Bruno Baptista supera chuva e é pole da Stock Car em Cascavel

Bruno Baptista teve o melhor desfecho da classificação para a etapa de Cascavel da Stock Car. Em uma molhada e fria sessão realizada no início deste sábado (25), o piloto fez o melhor tempo para largar da pole-position na corrida 1.

Antes do início do treino, a previsão do tempo, depois de muita variação, se cumpriu e a chuva chegou. Com isso, os pilotos teriam o desafio do asfalto molhado e das  baixas temperaturas, podendo embaralhar bastante o pelotão.

Por conta das condições adversas, os pilotos do segundo grupo no Q1 poderiam se beneficiar. isso porque se a precipitação não piorar ao longo da tomada de tempos, poderiam seguir o trilho da pista para tentarem anotar melhores voltas.

Gabriel Casagrande é o líder da classificação, com Felipe Fraga chegando na segunda colocação. Thiago Camilo, Rubens Barrichello e Daniel Serra completam as cinco primeiras colocações na ordem dos pontos.

Q1

Pista molhada, todos com pneu de chuva e pilotos do primeiro grupo liberados para os oito minutos para fazerem seus tempos. Nesses primeiros minutos, os competidores davam os giros de instalação para sentirem as condições.

Com 1min08s634, Felipe Massa foi o primeiro nome a se estabelecer na primeira posição. Camilo, Thiago Camilo, Matías Rossi e Casagrande completavam as cinco primeiras colocações, mas tudo vindo para mudar.

As últimas voltas de cada piloto seriam suas melhores a medida que o traçado vinha secando. Portanto, os marcos vinham despencando em Cascavel, agora com Guilherme Salas na primeira posição com 1min07s795, único virando abaixo de 1min08s.

As condições molhadas estavam bastante complicadas para os pilotos. Fraga chegou a perder levemente a traseira, Gianluca Petecof foi passear na grama e, depois, Massa também escapou da pista, mas todos conseguiram retomar o traçado.

Entre os melhores setores, Felipe tinha o melhor 1 com 28s264, Zonta vinha mais rápido no 2 com 24s794 e Salas tinha o melhor no 3 com 14s174.

Com menos de 30s para a bandeira quadriculada, César Ramos protagonizou o primeiro incidente da sessão. O titular da Ipiranga Racing passou reto na entrada da curva 4, foi reto até o outro lado do traçado e bateu no muro de proteção, sem aparente dano e logo voltou para a pista de forma lenta.

Bandeira quadriculada e a ordem ficou com Felipe Baptista em primeiro, seguido por Salas, Zonta, Serra e Massa completando as cinco primeiras colocações.

Entre os postulantes ao título, Barrichello ficou apenas em décimo, Fraga em 11º, Camilo em 13º e Casagrande apenas em 14º.

Segundo grupo foi liberado aos boxes e as temperaturas continuavam baixas em Cascavel. Nos setores, o termômetro marcava 22ºC nos dois primeiros e 21ºC no terceiro.

Após as primeiras voltas, Gaetano di Mauro foi o primeiro a se colocar dentro do top-15 e, portanto, vinha para avançar ao Q2. Casagrande era o competidor na zona de corte em 15º e tendo o tempo de corte de 1min08s175.

Então, com pouco menos de 1min para a bandeira quadriculada, uma interrupção por vermelha se fez necessária. O motivo foi um acidente de Lucas Kohl que pegou demais a zebra, perdeu a traseira e bateu no muro interno da entrada da reta oposta. Ainda, Julio Campos também rodou, mas voltou para a pista.

Nesse momento, a ordem dos 15 primeiros era Felipe, Salas, Marcos Gomes, Zonta, Serra, Massa, Rossi, Bruno Baptista, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício, Denis Navarro, Petecof, Rubens Barrichello, Átila Abreu e Fraga, com o tempo de corte ser 1min08s029.

O treino logo foi recomeçado e adicionados mais 2min no relógio. Quando os pilotos estavam saindo para a pista, Digo Baptista ficou parado no meio do pitlane, obrigando os adversários o ultrapassarem.

Nos instantes finais, os tempos vinham caindo cada vez mais com os competidores do grupo 1 ficando pelo caminho. Bandeira quadriculada e Enzo Elias, Campos, Gomes, Dudu Barrichello, Lucas Foresti, Di Mauro e Bruno Baptista conseguiram se colocar dentro do top-15.

Q2

Os 15 pilotos que iriam brigar para se colocar entre os seis mais velozes eram Felipe Baptista, Salas, Elias, Campos, Gomes, Dudu, Zonta, Serra, Foresti, Di Mauro, Massa, Rossi, Bruno Baptista, Suzuki e Ricardo Maurício.

Dos pilotos que estavam na pista neste momento, apenas Serrinha estava na briga ativa pelo título e aparecendo na quinta colocação da classificação do campeonato.

Os competidores começavam a fazer suas voltas cronometradas e a zona  de eliminação tinha Daniel na sexta colocação, sendo o piloto a ser superado.

Entrando na reta final, os seis que conseguiam avançar momentaneamente eram Felipe Baptista, Bruno Baptista, Suzuki, Campos, Elias e Serra. Salas era quem estava na sétima colocação e, portanto, puxava a lista dos limados. Entre o primeiro e o 15º, todos estavam separados por 0s781.

Serra era o sexto colocado e, na teoria, o piloto a ser batido para conseguirem avançar. Entre ele e Salas, o sétimo, a diferença era mínima de 0s033. O titular da Eurofarma tinha o tempo de 1min07s700.

Bandeira quadriculada e os competidores que acabaram ficando pelo caminho eram Salas, Di Mauro, Zonta, Gomes, Foresti, Maurício, Rossi, Dudu Barrichello.

Q3

Agora, os seis colocados que iriam brigar pela pole-position da corrida 1 em Cascavel eram Campos, Suzuki, Elias, Serra, Bruno Baptista e Felipe Baptista.

Luzes verdes, boxes abertos e pilotos já estavam rasgando as curvas do circuito da cidade paranaense. Enzo foi o primeiro a deixar o pitlane, seguido por Daniel Serra. As primeiras voltas eram mais lentas para instalação.

Após a primeira rodada de giros cronometrados, Bruno Baptista assumiu a pole provisória com 1min07s461. Campos, Suzuki e Serra eram quem vinham na sequência.

Quando vinha em sua volta rápida e para se colocar nas posições da ponta, Felipe Baptista sofreu um incidente. O competidor rodou sozinho e bateu no muro de proteção, mas conseguiu voltar para o traçado para uma última tentativa.

Bandeira quadriculada e Bruno Baptista fica com a pole-position para a etapa de Cascavel da Stock Car. Serra sai da primeira fila com tempo apenas 0s009 mais lento. Campos, Suzuki, Felipe Baptista e Elias completando as seis primeiras colocações.