Bruno Baptista segura Serra e vence corrida 1 da Stock Car em Cascavel

Bruno Baptista garantiu a vitória da corrida 1 da Stock Car em Cascavel. Na primeira corrida realizada na embaçada e nublada tarde de domingo (26), fez valer a pole-position para vencer a primeira vitória na temporada 2023

Para a corrida, o tempo estava bastante encoberto e com alguma possibilidade de chuva, mas sem precipitação para a largada. O termômetro indicava 19C enquanto o asfalto batia 23ºC, o vento soprava a 11 km/h.

Na briga entre os postulantes ao título, Daniel Serra era quem se saia melhor. Apesar de apenas quinto colocado da classificação, alinhou na segunda posição do grid ao lado de Bruno Baptista, pole-position. Gabriel Casagrande, líder, saía apenas em 26º.

Antes da primeira largada, foram divulgados os seis pilotos vencedores do Fan Push, os escolhidos pelo público para ganhar um botão de ultrapassagem extra. Foram eles Gianluca Petecof, Matías Rossi, Rafael Suzuki, Rubens Barrichello, Cacá Bueno e Casagrande.

SAIBA COMO FOI A CORRIDA 1

Os pilotos deram uma volta de apresentação atrás do safety-car e o relógio começou a rodar, mas o carro de segurança não deixou o traçado e a fila indiana seguia. O motivo foi que era para o pelotão sentir as condições do asfalto.

Após três voltas de apresentação, o safety recolheu e a saída enfim foi autorizada. Bruno conseguiu manter a primeira colocação, mas Serrinha não deixou o ponteiro abrir, pressionando para tentar assumir a ponta. Mais atrás, Ricardo Maurício era o piloto que mais tinha despencado, perdendo nove postos.

Cinco voltas feitas e a ordem estava com Bruno Baptista em primeiro, seguido por Serra, Julio Campos, Suzuki, Felipe Baptista, Guilherme Salas, Enzo Elias, Ricardo Zonta, Gaetano di Maurio e Lucas Foresti completando as dez primeiras colocações.

Ainda nos primeiros giros, Maurício teve de recolher aos boxes por conta de problemas no carro.

Entre os postulantes ao título que largaram na parte de trás do pelotão, Barrichello era o melhor colocado em 18º, seguido por Felipe Fraga em 20º, depois Thiago Camilo em 21º e Casagrande em 24º.

A abertura dos boxes aconteceu na volta 9 e ficaria até a 18. Neste primeiro momento, Serra e Casagrande optaram por irem fazer a parada, enquanto Bruno Baptista se manteve na pista.

Enzo Elias foi o primeiro piloto a protagonizar um incidente. O competidor acabou rodando e escapou da pista, mas logo conseguiu retornar ao traçado.

Bruno optou por parar uma volta após Daniel. Quando retornou à pista, estava atrás do titular da Eurofarma, mas conseguindo atacar no momento certo na reta principal, consumou mais uma vez a ultrapassagem para voltar para a primeira colocação.

A disputa pela 19 colocação estava, curiosamente, acontecendo entre três postulantes ao título: Camilo, Barrichello e Casagrande. Ainda, quando Fraga voltou à pista após o pit-stop, retornou justamente no meio da disputa  – esses são os quatro primeiros da classificação.

Após todos os competidores fazerem suas passagens pelos boxes, Bruno Baptista era o primeiro colocado, com Serra, Salas, Campos e Felipe Baptista completando as cinco primeiras posições.

Restando pouco mais de seis minutos para a bandeira quadriculada, Lucas Foresti aparecia na décima colocação e, portanto, momentaneamente era quem largaria da pole na corrida 2.

Alguns dos abandonos da disputa foram Ricardo Maurício, Allam Khodair e Átila Abreu – o último ainda tentaria voltar para a pista após alguns ajustes, mas se não fosse possível, iria apenas para a corrida 2.

Rubens Barrichello estava sob investigação por conta de seu procedimento obrigatório – no replay foi visto que os mecânicos, enquanto reabasteciam, começaram o processo de troca de pneu, algo proibido no regulamento. Nesse mesmo tempo, Daniel encostou em Bruno Baptista e cortou a desvantagem para apenas 0s6.

Cesar Ramos foi o piloto que mais ganhou posições na corrida 1 da Stock Car em Cascavel com dez postos. Enquanto isso, Casagrande e Camilo vinham na sequência com nove cada um.

A briga pela primeira colocação estava bastante emocionante. Tentando se desprender do adversário, Bruno acionou o botão de ultrapassagem, mas Daniel conseguiu se manter perto do competidor.

Bandeira quadriculada e Bruno Baptista conseguiu a vitória, quarta da carreira e primeira da temporada. Daniel Serra e Salas completaram as três primeiras colocações.

Ainda, a direção de prova deu uma punição de 5s para Casagrande por um lance em cima de Rubens Barrichello que, na reta, foi empurrado para fora do traçado em um lance de corrida.