O WRC tem neste final de semana a disputa da quarta etapa da temporada 2024, o Rally da Croácia, prova que tem hegemonia da TOYOTA GAZOO Racing desde a entrada no Mundial de Rally, em 2021. Para este final de semana, além de Elfyn Evans, vice-líder do campeonato, e Takamoto Katsuta, o time contará com Sébastien Ogier, que retorna ao campeonato para sua segunda participação no ano.
Após triunfar com Kalle Rovanpera no Rally Safari, no Quênia, a TOYOTA GAZOO Racing lidera o campeonato de construtores por quatro pontos, e tem em Evans o segundo colocado do mundial de pilotos, apenas seis pontos distante do líder.
“Tivemos três eventos bastante exclusivos com desafios muito específicos e, agora que chegamos a alguns ralis europeus mais típicos de asfalto e cascalho, precisamos nos concentrar em tentar maximizá-los. O ano passado foi bom para nós no asfalto, inclusive na Croácia, portanto, é um rali pelo qual esperamos ansiosamente”, disse Elfyn Evans.
A prova segue com base em Zagreb, capital croata, mas com o parque de apoio no centro comercial Westgate, na região noroeste da cidade. As provas ocorrerão no norte do país, próximo da fronteira com a Eslovênia, com diversos tipos de asfalto e níveis de aderência distintos e que podem ser alterados ainda por conta de chuvas.
“Já tivemos bons resultados na Croácia no passado e temos boas sensações quando voltamos lá. Sabemos que o clima pode desempenhar um papel importante e tornar as coisas muito difíceis. E sabemos que o GR Yaris Rally1 Hybrid tem sido forte no asfalto, mas que a concorrência sempre evolui, e um piloto pode fazer diferença se estiver confiante. Nosso objetivo é dar essa confiança aos nossos pilotos”, disse Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing.
O Rally da Croácia terá um shakedown hoje (quinta-feira) e o início das especiais na sexta-feira, seguindo até o domingo, dia em que ocorre também o Power Stage.