Turismo Nacional fecha etapa Sprint com duas corridas agitadas em Interlagos

A Turismo Nacional fechou neste domingo (14) a primeira etapa Sprint e a segunda rodada da temporada 2024. Depois de um sábado com quatro corridas, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil completou o cronograma com mais duas provas, que repetiram o padrão de emoção e grandes disputas entregues pela competição.

Rafa Reis voltou a triunfar ao faturar a Corrida 5, acumulando assim três vitórias no fim de semana na classe A. No fim da tarde, a Turismo Nacional conheceu outro vencedor inédito: o cearense Lutianne Soares. A divisão B teve novamente as honras repartidas entre João Cardoso e Daniel Nino, que largaram da melhor forma na disputa pelo título da divisão.

O BandSports exibirá nesta semana um VT com os melhores momentos da etapa de Interlagos. Agora, a Turismo Nacional volta a acelerar entre os dias 24 e 26 de maio com a terceira etapa da temporada 2024 e a segunda rodada Sprint, que será disputada no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná.

Como foram as corridas — Os protagonistas do fim de semana partiram rumo a mais uma vitória na Corrida 5 da etapa. Décimo colocado no grid em razão do grid invertido, Rafa Reis saiu escalou o pelotão com propriedade e assumiu a primeira posição no desenrolar da prova, seguido por João Cardoso, líder da divisão B.

A missão de Rafa Reis rumo a mais uma vitória no geral não foi fácil justamente porque Cardoso exerceu forte pressão nas voltas finais e foi um real postulante à primeira colocação em Interlagos. No fim das contas, os dois tiveram motivos para comemorar: Rafa levou na classe A e o gaúcho foi o melhor colocado na B. Ambos conquistaram assim a terceira vitória seguida no fim de semana.

Thiago Tambasco terminou em terceiro geral e segundo na classe A, com Pablo Alves em terceiro, Leandro Reis em quarto e Arthur Scherer completando o pódio. Na B, Daniel Nino foi o segundo e Junior Helte o terceiro. João Americo finalizou em quarto na categoria e José Neto concluiu a disputa em quinto, sendo o melhor ‘rookie’ da Corrida 5.

A sexta e última corrida do fim de semana teve o cearense Lutianne Soares na primeira posição do grid, Edu de Paula em segundo e Arthur Scherer em terceiro — todos da classe A —, em uma largada que foi bastante limpa. A prova foi muito animada e repleta de disputas por posição, algumas delas com até quatro carros lado a lado na reta dos boxes.

Lutianne construiu sua liderança na corrida colocando à prova a experiência em campeonatos regionais do Nordeste. O piloto controlou o avanço de competidores que vinham bem rápido logo atrás, como Edu de Paula, Pablo Alves, Scherer e Rafa Reis, que lideravam um belo pelotão de mais de dez carros antes da definição da corrida.

No fim das contas, a Turismo Nacional conheceu mais um vencedor inédito. Luti Soares confirmou o primeiro lugar depois de superar Edu de Paula por meros 0s202. Pablo Alves foi o terceiro, com Rafa Reis em quarto e o campeão Juninho Berlanda em quinto. Daniel Nino voltou ao topo do pódio e faturou sua terceira vitória, igualando a marca de João Cardoso, na categoria B. E Victor Manzini foi o melhor colocado entre os ‘rookies’.

Com a palavra, os vencedores — Pela manhã, Rafa Reis comemorou sua terceira vitória, que impulsionou ainda mais a pontuação do paulista neste fim de semana de etapa Sprint. O piloto da Car Racing somou um total de 115 pontos em Interlagos. “Muito contente por vencer mais uma corrida em meio a um grid tão experiente. É um grande começo para quem almeja o título da Turismo Nacional”, disse Rafa, de olho também na premiação para o campeão Overall na categoria A: o orçamento bonificado para subir para a Stock Series em 2025.

João Cardoso vibrou com mais um triunfo no fim de semana na classe B. “Estou muito feliz com tudo isso. Só posso agradecer a Deus por essa conquista. Demos um importante passo neste fim de semana para buscarmos esse título, mas sabemos que o campeonato é longo e será muito disputado, como vimos aqui. Mas só posso agradecer pelo que nós conseguimos em Interlagos”, disse o gaúcho de 17 anos.

Vencedor pela primeira vez na Turismo Nacional, Luti Soares revelou ter ficado surpreso. “Confesso que não esperava tanto. A vitória foi demais. De ponta a ponta. Deus está no comando e nos abençoou hoje. Até antes de abrir os boxes estávamos fazendo ajustes no carro. Sabíamos que daria certo, como deu”, afirmou.

Piloto da WC6 Motorsport, Daniel Nino completou o rol dos vencedores da etapa na B e reforçou: o título é a sua meta para 2024. “Foi muito bom para o campeonato. Soubemos administrar bem a nossa categoria. Nascemos com um carro competitivo e conseguimos lidar com as corridas. Temos um carro bom para ir pra cima, mas temos sempre de pensar no campeonato. A estratégia está funcionando. Só posso agradecer ao Diego Augusto e à WC6 por todo o trabalho. Todos de parabéns”, declarou Nino.