Fittipaldi: 62 pilotos das 5 regiões do país homenageiam Wilsinho

Em Goiânia eles reverenciaram o ídolo, falecido nesta sexta-feira (24)

O ex-piloto de Fórmula 1 Wilson Fittipaldi Júnior, falecido na última sexta-feira, em São Paulo, aos 80 anos, foi homenageado hoje no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, por um grupo de 62 pilotos oriundos de todas as Regiões do país. Antes da largada, os competidores, que disputariam a seguir a primeira etapa da Copa Endurance da categoria Turismo Nacional, fizeram um minuto de silêncio diante de uma placa que dizia “Valeu, Tigrão!”.

Tigrão era o apelido de Wilsinho, irmão mais velho de Emerson Fittipaldi, com quem criou uma revolução no esporte a motor brasileiro do final dos anos 60 ao começo dos anos 80, finalizando uma fase menos profissional do esporte no país.

“Wilson foi um incentivador do esporte, mas foi um incentivador muito especial”, disse Francisco Marques, ou Chicão, locutor mais conhecido do automobilismo brasileiro, que também atua na Stock Car. “Seus carros e suas corridas inspiraram milhares de fãs brasileiros e essa influência ajudou a tornar o Brasil uma das potências desse esporte. Podemos dizer que devemos a ele e a seu irmão, Emerson, um legado que nos deu também os títulos de Nelson Piquet e Ayrton Senna, além de inúmeras conquistas brasileiras em todas as principais categoria do mundo”, continuou o locutor.

Com os pilotos em postura solene, após o minuto de silêncio Chicão pediu aplausos dos competidores, que foram acompanhados pelo público nas arquibancadas. “Deixamos aqui para você, Tigrão, nosso respeito, nossa admiração e, desde já, nossa saudade”, finalizou o locutor. Espera-se mais manifestações e homenagens a Wilson Fittipaldi Júnior por parte da comunidade do automobilismo. Entre elas, uma está sendo planejada pela Stock Car, que corre também em Goiânia, mas nos dias dois e três de março, sábado e domingo da semana que vem.