Enquanto houver chances, haverá esperança. É esse o lema adotado por Ernani Kuhn para a decisão do título da Turismo Nacional neste fim de semana, nos dias 2 e 3 de dezembro, no Autódromo Internacional Zilmar Beux. O mato-grossense chega à etapa final da temporada 2023 da categoria dos carros mais vendidos do Brasil em segundo lugar na tabela de pontos da categoria A, com 77 tentos a menos que o líder da competição, o catarinense Juninho Berlanda.
Como serão 256 pontos em disputa em razão da pontuação dobrada para a etapa final, Ernani segue firme na briga pelo título. E aposta, entre outros tantos fatores, na notável performance apresentada na quinta etapa do campeonato, no Velopark (RS), quando o piloto da Fast Racing conquistou todas as seis vitórias em jogo na categoria A a bordo do Chevrolet New Onix.
“O Velopark foi sensacional. Uma pista que sempre gostei muito. Obtive quase 100% de aproveitamento dos pontos em jogo, com seis vitórias na categoria A e uma pole. Para Cascavel vamos aproveitar tudo o que temos evoluído e construído até agora”, disse.
Evolução durante a temporada — Ernani Kuhn abre um sorriso quando fala sobre seu crescimento ao longo da temporada na Turismo Nacional. Depois de estrear no ano passado na etapa de Santa Cruz do Sul, o cuiabano faz seu primeiro ano completo e já coleciona grandes resultados. Em 29 provas disputadas neste 2023, Kuhn conquistou nove vitórias, três poles, seis voltas mais rápidas e 27 presenças no top-5, o que reflete sua regularidade durante o campeonato.
“Esse ano foi praticamente a minha estreia na categoria, pois no ano passado fiz apenas uma etapa de teste. Começamos a temporada com o carro novo, tudo feito do zero. Nas primeiras etapas ainda não estávamos conforme gostaríamos e tínhamos potencial, contudo sempre andando no top-5. Tivemos altos e baixos ao longo da temporada. A partir da quarta rodada, em Interlagos, foi a virada de chave.”
“Conseguimos emplacar um ritmo muito forte, onde obtive minha primeira vitória e pole no ano, e obtendo um total de três triunfos na etapa consegui sair de lá na segunda colocação no campeonato. Foi onde vi que tinha chances de título, mas, para isso, eu e minha equipe, a Fast Racing, deveríamos nos dedicar 100%. Foi o que eu e meu chefe, o Fabiano Cardoso, e todo o time viemos fazendo em todo esse tempo”, ressaltou.
Mesmo ciente da vantagem e da qualidade que seu principal adversário na luta pelo título tem, Ernani Kuhn reforçou que confia na conquista do título. “É muito gratificante para mim disputar esse campeonato com um piloto do nível do Juninho Berlanda, que é o atual campeão. Com certeza, será emocionante. A conquista do título para mim seria algo excepcional e incrível, um feito que viria para coroar toda minha história no automobilismo desde o kart. Seria uma recompensa de tudo o que vivi ao longo da minha vida no esporte. Estou 100% focado na busca desse título e, com a graça de Deus, vou chegar lá”.
Traçando objetivos — Se o título da Turismo Nacional é a meta de Ernani para 2023, para 2024 o sarrafo também é bastante alto. O piloto almeja ser um dos candidatos à taça no campeonato overall, que soma os pontos das corridas sprint e do novo calendário de Endurance, para chegar à divisão de acesso à Stock Car. Esta é uma das grandes novidades no automobilismo brasileiro para o ano que vem, em iniciativa inédita da Vicar de uma adotar uma escala evolutiva em nível nacional.
“Tivemos a apresentação da Turismo Nacional para o ano de 2024, onde foi anunciada a novidade do prêmio para o campeão overall da categoria para pilotos até 30 anos, que é a temporada de 2025 na Stock Series, categoria essa que é o meu principal objetivo hoje. Como ainda tenho 27 anos, então as minhas expectativas são altas para buscar o título do ano que vem”, finalizou Ernani Kuhn.
Ernani Kuhn
Data de nascimento: 13/04/1996 (27 anos)
Naturalidade: Cuiabá (MT)
Categoria A
Carro: Chevrolet New Onix
Número: 107
Equipe: Fast Racing
Números na temporada 2023
Corridas: 29
Vitórias: 9
Poles: 3
Presenças no top-5: 27
Voltas mais rápidas: 6
Posição no campeonato: 2º (401 pontos)