Se você é um motorista e gosta de corridas, admita: você sempre pensou em ter seu carro de rua em um autódromo. E é seguindo mais ou menos essa lógica que o TCR surgiu: tendo modelos usados nas ruas de todo o planeta nas pistas. Isso ocorre também no TCR South America e no TCR Brasil, campeonatos que abrem a temporada 2024 no dia 14 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). É o caso do Toyota Corolla TCR, em comparação com o Toyota GR Corolla, modelo que leva a assinatura Gazoo Racing.
Antes de qualquer comparação entre o modelo de corrida e a versão de rua, é necessário lembrar que o conjunto mecânico dos carros do TCR são idênticos, não importando o modelo ou o fabricante. Todos são homologados no regulamento TCR, o que permite que um carro que atue no Brasil possa correr em uma competição na Europa.
O motor do Corolla TCR possui 1.995 cc e quatro cilindros turboalimentados. A potência é de 344 cv, enquanto o torque é de 41,8 kgfm (410 Nm). A transmissão é sequencial de seis marchas e paddle shift. Informações como aceleração de 0 a 100 km/h ou velocidade máxima não são informadas pela categoria.
Falando agora no Toyota GR Corolla, o modelo é feito para as ruas, mas tem pegada esportiva, como o selo Gazoo Racing revela. O hatch tem motor turbo intercooler de três cilindros em linha 1.6L, com 304 cv de potência e 37,7 kgfm. A transmissão é manual de seis velocidades e o modelo sai da inércia para alcançar os 100 Km/h em 5,5 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h.