A temporada de 2004 do Speed Show by Tim começou movimentada pela presença do amazonense Adriano Pizzonia, irmão do piloto de testes da equipe Williams de Fórmula 1, Antonio Pizzonia. Os treinos coletivos desta quinta-feira (19), em Interlagos, os primeiros da categoria neste ano, marcaram também a estréia de Adriano em monopostos. Depois de uma carreira no kart direcionada para as competições em Manaus, ele acelerou pela primeira vez um carro de corridas em São Paulo, com a supervisão do ex-piloto Paulo Carcasci, que presta consultoria para Antonio Pizzonia na Europa. “Foi uma boa estréia. Senti uma diferença grande em relação ao kart, o carro é mais pesado e a tocada é diferente. Mas gostei bastante e achei a categoria muito rápida”, declarou o piloto de 21 anos de idade, que correu 14 de kart.
Problemas de última hora impediram a presença da equipe Giaffone nos testes coletivos, e Pizzonia acabou andando pela Avallone Motorsport. “O Adriano foi muito bem nesse primeiro treino. Diferente do que seria até natural numa estréia, ale acelerou logo de cara e não se intimidou”, completou Carcasci, que presta consultoria a diversos pilotos. Adriano é o filho mais novo da família Pizzonia e começou a correr junto com o irmão Antonio. “A gente começou junto mas eu gostava só de correr, não gostava de treinar”, brincou. “Como durante muitos anos meu irmão não teve patrocínio, ficou difício para minha família manter a carreira de nós dois, mas agora chegou a minha vez”, completou ele.
O primeiro dia de treinos da Fórmula Renault em São Paulo também serviu para o desenvolvimento dos carros e pilotos que já estão confirmados para a temporada. O paulista Diego Nunes, da Full Time Sports, foi o mais rápido em duas das quatro sessões de treinos realizadas em Interlagos. “Nesse treino nossa preocupação foi a de dar o maior número de voltas possível. Mexemos pouco no carro e nem passamos pneus novos”, disse Nunes. O melhor tempo do dia (1:36.651), no entanto, foi registrado por seu companheiro de equipe, André Sousa, no último treino.
A equipe Cesário Formula levou três carros para Interlagos. Os gêmeos Alexandre e Gustavo Foizer disputaram todas as sessões do dia, mas Bia Figueiredo foi para a pista somente na parte da tarde. “De manhã tivemos uns problemas com o carro e não pude sair do box. Mas a temporada está só começando e a expectativa para este ano é muito boa”, disse a garota, melhor estreante do ano passado. A Bassani Racing, uma das principais equipes da categoria, treinou com Rony Breuel e Lu Boesel, sobrinho do piloto de Stock Car Raul Boesel. Lu fez três provas no ano passado e deve ser outro sobrenome de peso no grid da Formula Renault em 2004. “Estou definindo minha participação na temporada, e quero me destacar não só entre os novatos, mas também tentar disputar o título”, promete o piloto, que teve a compania do tio em todos os treinos e corridas que disputou na categoria.