Exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva” aproxima Sul do país do herói nacional

Com uma passagem por São Paulo em 2021, a exposição imersiva “Eu, Ayrton Senna da Silva” desembarcou em solo gaúcho em 2023. De 13 de janeiro a 5 de março, o público do Sul terá a chance de contemplar e adentrar na história do maior piloto que o Brasil, e o mundo, já teve. 

A exposição está no Barra Shopping Sul, Porto Alegre, com funcionamento de terça a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 11h às 20h. Os ingressos custam R$45,00 inteira e R$22,50 meia entrada, podendo ser adquiridos pelo app Multi, Sympla ou diretamente na bilheteria do evento. O F1Mania.net foi conferir o local e trás os destaques. 

Pode-se dizer que a imersão já começa no estacionamento do shopping. Como assim ? Bem, ao passar pelas catracas da entrada é possível ouvir um convite do próprio Ayrton para conferir o espaço, dando uma prévia justamente do que a exposição propõe: a história do herói nacional sendo contada por ele mesmo.

A exibição se divide em dez salas. Ao entrar no primeiro local, o espectador se depara com um capacete gigante contendo imagens de Senna e uma narração em primeira pessoa gerada por inteligência artificial – oriunda de mais de 200h de áudios contendo a voz do piloto. Ayrton fala com o visitante dando uma introdução sobre sua trajetória no automobilismo; enfatiza que vai muito além do que apenas coragem ou ambição, mas envolve o coração! 

Exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva” aproxima Sul do país do herói nacional
Ambiente “Esta é a minha história”
Foto: YouTube/ Senna TV

Na segunda sala, o público conhece mais sobre a infância do piloto. Com várias fotos e áudios de Ayrton, Neyde e Viviane Senna pelo ambiente. Em um terceiro momento, o espectador é apresentado ao Ayrton homem/pessoa, descobrindo sobre seus gostos culinários; musicais  – com direito à QR Code para conferir uma playlist disponibilizada pela família no Spotify. Além de seu contato com a natureza e outros esportes. 

O quarto espaço é destinado ao kart, onde tudo começou. Senna possuía um amplo conhecimento de mecânica, assim, é feito um convite para participar de um game na tentativa de realizar um pit stop o mais rápido possível e entender a dinâmica do carro. 

Exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva” aproxima Sul do país do herói nacional
Espaço “Oficina do Ayrton” Foto: Victoria Xavier

O quinto espaço que se divide em três conta sobre a fase do piloto na Inglaterra. Em 1982, Ayrton disputou a FF1600, depois retornou ao Brasil, uma vez que tinha feito um acordo com a família para trabalhar com seu pai, porém percebeu que não era aquilo que queria e conversou com os pais para retornar à Europa. De volta em território inglês, o brasileiro conquistou triunfos na FF2000 e F3, depois teve a oportunidade de realizar testes para a Fórmula 1.

No ambiente, uma fala de Viviane Senna revela como Ayrton não sabia inglês e através do esforço, sentado na frente da TV, e diante de muita concentração, aprendeu o novo idioma. Também, trechos de uma carta de Senna para Armando, seu agente, foram escaneadas e disponibilizadas para consulta. O conteúdo possui relatos dos tempos de FF1600. 

Exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva” aproxima Sul do país do herói nacional
Espaço “Inglaterra – Momento da Escolha”
Montagem: Victoria Xavier

O sexto espaço é uma sala sonora, onde através de fones de ouvido é possível escutar diversos áudios de Senna expondo seus pensamentos, conflitos, alegrias, não é à toa que o espaço é intitulado “Por Dentro da Minha Mente”. 

Exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva” aproxima Sul do país do herói nacional
Sala “Por Dentro da Minha Mente” Foto: Victoria Xavier

Na sala sete, ao som de chuva, Ayrton conta ao público como o título de “Rei da Chuva” foi conquistado através de muito treino e persistência. Já o oitavo ambiente – principal atração da exposição – é um mergulho na relação incomparável entre a Fórmula 1 e Senna. 

Em um miniauditório, são transmitidas projeções dos momentos mais marcantes de Senna na categoria. Em certo ponto, o público tem a sensação de estar junto com o piloto no cockpit. Além disso, através de inteligência artificial, o herói brasileiro declara palavras de incentivo e coragem. Impossível deixar o ambiente sem um toque de inspiração. 

Exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva” aproxima Sul do país do herói nacional
Sala “Vencer é Possível” Foto: YouTube/ Senna TV

As últimas duas salas apresentam como o brasileiro inspirou diversas pessoas ao redor do mundo. Sendo assim, o público contempla como seu legado se manifesta em diversas esferas sociais. 

A imersão na vida do piloto dura em média 30 minutos. O público presente na exposição se mistura entre a antiga e a nova geração, evidenciando, mais uma vez, como Ayrton Senna é de fato do Brasil.