Sunderland vence o Dakar nas motos. Giroud triunfa nos quadriciclos

Sam Sunderland conquistou a vitória do Rally Dakar nesta sexta-feira (14). O piloto da GasGas completou a última especial da prova, disputada entre as cidades de Bisha e Riad, na Arábia Saudita, na oitava posição, e garantiu a conquista do mais importante rali do planeta ao terminar com um tempo acumulado de 38h47min30s.

A segunda posição do Dakar ficou com Pablo Quintanilla, chileno da Honda que venceu a especial desta sexta-feira, terminando o Dakar com um tempo 3min27s mais alto em relação a Sunderland. Matthias Walkner, com uma KTM, foi o terceiro colocado, sendo seguido por Adrien van Beveren, da Yamaha. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Joan Barreda Bort, da Honda.

A Honda viu ainda outros dois pilotos aparecerem na sequência da classificação: José “Nacho” Cornejo e Ricky Brabec, sexto e sétimo colocados, respectivamente. Andrew Short, com uma moto da Yamaha, ficou com a oitava posição no final da prova. Mason Klein, com uma KTM, foi o nono, enquanto Toby Price, com outra moto da fabricante austríaca, completou o top-10.

Vitória francesa nos quadriciclos

Alexandre Giroud, que disparou na liderança após o abandono de Pablo Copetti, confirmou a vitória do Dakar nos quadriciclos. O francês foi apenas o quinto colocado na especial desta sexta-feira, vencida por Francisco Moreno, mas completou a prova com 50h00min51s, garantindo o triunfo na prova.

Moreno, que terminou 2h21min11s atrás de Giroud, foi o segundo colocado, sendo seguido por Kamil Wisniewski, terceiro colocado. Zdenek Tuma ficou com a quarta posição, terminando logo à frente de Carlos Alejandro Verza, que completou a lista dos cinco primeiros.

Marcelo Medeiros, único brasileiro na disputa do Dakar nos quadriciclos, completou a prova com a sexta posição, depois de estar no top-5 antes de não fechar um dos estágios da prova. O maranhense venceu três etapas ao longo do maior rali do planeta.