Dakar: Loeb vence nona especial e desconta diferença para Sainz

Sébastien Loeb e Fabian Lurquin venceram nesta terça-feira (16) a nona especial do Dakar, disputada entre as cidades de Hail e Al Ula, na Arábia Saudita. A dupla que compete com um equipamento da Bahrain Raid Xtreme completou o percurso de 417 quilômetros em 4h17min33s, e segue viva na disputa pela vitória na 46ª edição do mais importante rali do mundo.

A segunda posição ficou com Carlos Sainz e Lucas Cruz, dupla da Audi que foi 4min14s mais lenta em relação a Loeb e Lurquin. Os espanhóis seguem na liderança da prova após nove especiais. Mathieu Serradori e Loic Minaudier, da Century, foram os terceiros colocados, sendo seguidos por Guillaume de Mevius e Xavier Panseri, quartos com a Overdrive. Guy David Botterill e Brett Cummings, do Toyota Gazoo Racing, fecharam o top-5.

Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger, com um Audi, foram os sextos melhores da especial, ficando à frente do brasileiro Lucas Moraes e do espanhol Armand Monleón, sétimos com o Toyota Gazoo Racing. Mattias Ekstrom e Emil Bergkvist, da Audi, Romain Dumas e Max Delfino, da Rebellion, e Martin Prokop e Viktor Chytka, da Orlen Jipocar, completaram a lista dos dez melhores. Cristian Baumgart e Beco Andreotti ficaram com o 23º posto com a X Rally.

Após a disputa de nove especiais, Sainz e Cruz seguem na liderança do Dakar com 37h50min57s acumulados, mantendo uma frente de 20min33s para Loeb e Lurquin. Moraes e Monleón ocupam o terceiro posto, 1h12min02s distante dos líderes. De Mevius e Panseri são os quartos colocados, à frente de Serradori e Minaudier. Baumgart e Andreotti aparecem na 12ª colocação geral.

A décima especial será disputada nesta quarta-feira (17) em laço, com largada e chegada em Al Ula. Serão 371 quilômetros cronometrados e 612 quilômetros totais.