Dakar atinge última etapa: Córdoba – Buenos Aires

Nesta sexta-feira, dia 16/01, foi realizada a 13ª etapa do Rally Dakar, entre as cidades argentinas de La Rioja e Córdoba. Devido a uma forte chuva que cai ontem, quinta-feira, na região escolhida para realização da especial, a organização decidiu fazer mais um corte no percurso, 325 quilômetros, o maior realizado nesta edição. A especial teve 220 quilômetros.

Nas motos o bicampeão do Dakar, o francês Cyril Despres foi o mais rápido, conquistando sua quarta vitória de etapa nesta edição. Seu grande rival e líder da prova, o espanhol Marc Coma foi o segundo, ambos de KTM 680 Rally, enquanto o francês David Fretigne, com Yamaha 450, fez o terceiro melhor tempo.

Após 13 etapas, Coma lidera com grande vantagem sobre Despres. Fretigne é o terceiro.

Nos carros a equipe Volkswagen decidiu administrar a vantagem, para evitar mais surpresas, como a da etapa anterior, quando o Touareg de Carlos Sainz/Michel Perrin caiu numa erosão e teve de abandonar a prova. A tática foi fazer os três carros restantes andarem juntos, num ritmo mais conservador, ritmo que também parece ter sido adotado pelo americano Robby Gordon, terceiro colocado no acumulado, com Hummer. As duplas líder e vice líder do rally, Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz e Mark Miller/Ralph Pitchford respectivamente, terminaram a etapa na oitava e nona colocações.

Com os líderes levantando o pé, a dupla Joan Roma/Lucas Cruz Senra, com Mitsubishi Lancer, venceu a etapa, à frente do Nissan de Krzysztof Holowczyc/Jean Marc-Fortin e do BMW de Guerlain Chicherit/Matthieu Baumel.

Nos caminhões a briga pela vitória está dentro da equipe russa da Kamaz. Nesta 13ª etapa o trio Fridaus Kabirov/Aydar Belyaev/Andrey Mokeev foi o mais rápido e reassumiu a ponta da geral, superando o trio Vladmir Chagin/Sergey Savostin/Eduard Nikolaev. Na etapa completaram o pódio, com o Ginaf, o trio Gerard De Rooy/Tom Colsoul/Marcel Van Melis em segundo, seguido pelo MAN de Franz Echeter/Detlef Ruf/Artur Klein.

O Tatra dos brasileiros André André Azevedo/Maykel Justo e o theco Mira Martinec conquistou um ótimo resyultado, terminando na quarta colocação. No acumulado a equipe segue na sexta colocação.

Entre os brasileiros, nas motos José Hélio, com Honda 450 CRF, andou muito bem e terminou a etapa na sétima colocação. Após 13 etapas Zé Hélio é o 12º colocado. Rodolpho Mattheis, com KTM 450, manteve a consistência. Ele foi o 37º colocado na etapa e no acumulado subiu para a 33ª. colocação.

Nos carros a dupla Jean Azevedo/Youssef Haddad, com Mitsubishi Pajero, completou a etapa na 15ª colocação e segue no 25º lugar na classificação geral entre os carros. Já o Pajero dePaulo Pichini/Lourival Roldan concluiu a etapa na 52ª colocação e após 13 etapas ocupa a 65ª colocação.

Neste sábado acontece a última etapa, entre Córdoba e Buenos Aires.

Veja a Classificação Acumulada após 13 etapas:

Motos

1º) Marc Coma (KTM) – 47h51min30

2º) Cyril Despres (KTM) – 49h21min18

3º) David Fretigne (Yamaha) – 49h25min25

4º) David Casteau (KTM) – 50h07min43

5º) Helder Rodrigues (KTM) – 50h15min34

Carros

1) Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) – 46h35min14s

2) Mark Miller/ Ralph Pitchford (Volkswagen) – a 2min20s

3) Robby Gordon/ Andy Grider (Hummer) – a 1h27min13s

4) Erick Tollefsen/ Quin Evans (Nissan) – a 5h55min01s

5) Krzysztof Holowczyc/ Jean Marc-Fortin (Nissan) – a 6h37min32s

Caminhões

1) Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev – 47h44min50s

2) Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev – a 3min00s

3) Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis – a 57min37s

4) Ilgizar Mardeev/ Viatcheslav Mizyukaev/ Ayrat Mardeev – a 6h31min59s

5) Franz Echeter/ Detlef Ruf/ Artur Klein – a 7h18min14s