Vivacqua perde ponta na largada, retoma e vence corrida 1 da Porsche Cup em São Paulo

Thiago Vivacqua venceu sua primeira na Porsche Cup. Na corrida 1 da Carrera Cup que aconteceu na tarde deste sábado (27), o piloto conseguiu se recuperar do revés da largada e se tornou o mais novo nome de ganhadores da categorias.

O calor reinava no circuito paulistano para essa primeira prova do final de semana. Enquanto o termômetro ambiente anotava 27ºC, a pista já batia 44ºC, com umidade na casa de 30% e o vento soprando a apenas 5km/h.

Para o grid de largada deste sábado, uma alteração. Thiago Vivacqua seguia mantendo a pole-position, enquanto Marçal Müller, que conseguiu o segundo posto, acabou alinhando em quarto, com Christian Hahn agora fechando a primeira fila.

Após o final da volta de apresentação, quando os carros iriam largar, a direção de prova abortou o início da disputa por conta do carro de Werner Neugebauer estar desalinhado. Com isso, os competidores deram mais um giro antes do começo oficial da corrida.

Luzes apagadas e largada autorizada. Ainda nos primeiros metros, Hahn deu o bote em cima de Vivacqua e, em bote certeiro, conseguiu assumir a primeira posição do pelotão. Mais atrás, Chico Horta e Werner Neugebauer acabaram dando uma escapada do traçado.

Na terceira volta, Thiago estava determinado em reassumir a primeira colocação do pelotão e começou a ameaçar a ponteira de Hahn. Atrás vinha Marçal Müller, com Miguel Paludo e Lineu Pires completando as cinco primeiras posições. Lineu liderava na Sport e Marcos Regadas na Rookie.

Então, no S do Senna, Vivacqua chegou e colocou lado a lado com Christian. Do lado de fora na segunda perna da descida, o competidor conseguiu deixar o adversário para trás e retomou a primeira colocação – quem se aproveitou também foi Marçal, que colou na traseira de Hahn.

Cinco voltas feitas e Vivacqua estava na primeira colocação com vantagem de 1s389 para Hahn, segundo. Müller, Paludo e Lineu completavam o rol dos cinco primeiros colocados.

Um dos incidentes da prova ficou com Rodrigo Mello que, brigando por posições com Werner, tocou com o adversário e rodou, entrando na frente de Pedro Aguiar. Nisso, o carro de Mello ficou na pista obrigou a saída do carro de segurança, tirando toda a vantagem sustentada por Vivacqua.

Corrida relargada com oito minutos e Vivacqua se deu o luxo da tomada de curva para descer o S do Senna e se manter na primeira colocação. Mais atrás, Nelson Marcondes e Horta acabaram colidindo e Chico, atravessado na pista, acabou acertado por Josimar Junior, acabando com a corrida de ambos pilotos  e mais um safety-car.

Nesse momento, a ordem estava com Thiago em primeiro, seguido por Hahn, Müller, Paludo e Pires – esse último lidera na classe Sport. Na categoria Rookie, Regadas segue na frente.

Relargada autorizada com apenas 40s restantes no relógio. Vivacqua conseguiu manter a primeira colocação, com Christian, Müller, Paludo e Lineu conseguindo se manter nas posições do pódio.

Bandeira quadriculada e Thiago garante sua primeira na Porsche Cup. Hahn, Müller, Paludo e Neugebauer completaram o pódio. Lineu venceu na Sport e Regadas na Rookie.