Mascarello surpreende e é pole na corrida 1 da Porsche Cup no Velocitta

Raijan Mascarello vai largar da pole-position da corrida 1 da Porsche Cup no Velocitta. Na classificação da manhã ensolarada deste sábado (6), o piloto anotou a melhor volta da classe Carrera Cup para garantir a posição de honra do grid.

Por ser realizada mais cedo do que os treinos livres da última sexta-feira, as condições no autódromo do interior de São Paulo estavam ligeiramente mais frescas. A temperatura batia 25ºC e o asfalto chegava a 35ºC, enquanto o vento soprava a 5 km/h.

Saiba como foi a classificação da Carrera Cup no Velocitta:

Quando o cronômetro começou a rodar em Mogi Guaçu, os pilotos da classe Rookie não demoraram a saírem dos boxes. Os oito competidores da subclasse teriam dez minutos para darem suas voltas rápidas para tentarem se colocar entre os mais rápidos.

Cerca de metade da sessão completada e Israel Salmen é quem vinha como o mais rápido com o tempo de 1min29s042. Gustavo Zanon vinha na segunda colocação no momento a 0s513 do ponteiro, com Piero Cifali fechando o top-3.

Próximo do encerramento do primeiro grupo, todo o pelotão, entre Salmen e Ramon Alcaráz, estava separado por 1s605.

Bandeira quadriculada e Salmen ficou com a pole-position da categoria Rookie e completou como o mais veloz baixando seu tempo para 1min29s018, seguido por Marco Pisani, Bruno Campos e Zanon completando as quatro primeiras posições.

Acontece que após o encerramento do grupo 1, a direção de prova anunciou uma investigação envolvendo Salmen e Pisani. O motivo é que em determinado momento, Israel escapou da pista e quando retornou ao traçado, atrapalhou o adversário.

Sem demora, foi a vez de os competidores da classe Sport irem à pista. Nesta categoria, inclusive, marcava o retorno de um nome ao grid: Georgios Frangulis que, após perder a etapa de Goiânia, estava presente na pista em Mogi Guaçu.

Os primeiros nomes começavam a aparecer na tabela e Nelson Marcondes, a 6s198 do primeiro colocado geral, vinha com a pole provisória da Sport. Entretanto, pouco depois, foi a vez de Lineu Pires se colocar na ponta da categoria.

Restando cinco minutos para a bandeira quadriculada, os primeiros tempos reais da classe começaram a surgir no Velocitta. Com 1min28s876, Raijan Mascarello se catapultou para a primeira colocação geral, com Salmen, Carlos Campos, Peter Ferter e Marcondes fechando as cinco primeiras colocações momentâneas.

Já mais para o meio da tabela, entre o décimo, Josimar Junior, e o 11º, Bruno Campos, apenas 0s019 separavam os competidores – os dez primeiros avançam para a fase de briga de pole-position.

Entre Mascarello, primeiro colocado, e o 12º colocado, Rouman Ziemkiewicz, que acabou escapando do traçado e acertou o guard-rail, estavam separados por 1s009.

Bandeira quadriculada e Raijan ficou com a pole-position da classe Sport e fechou como o mais rápido. Ferter, Marcondes e Nelson Monteiro completam as duas primeiras filas de saída da categoria.

Chegou a vez do último grupo, da Carrera Cup geral, ir à pista. Assim que os boxes abriram, logo foram acelerar nas 12 curvas do circuito, mas nos primeiros instantes, os competidores não se colocaram entre os primeiros colocados da tabela.

Foi, então, faltando pouco mais de seis minutos para o encerramento que Werner Neugebauer, vice-líder da classificação e vencedor de Goiânia, foi o primeiro a figurar na ponta da tabela. O competidor anotou 1min28s865 e se colocou no terceiro posto.

As coisas mudaram rapidamente e Christian Hahn estava na primeira colocação com 1min28s262, seguido por Marçal Müller e Neugebauer completando as três primeiras colocações da classificação.

Thiago Vivacqua estava na décima colocação e, portanto, na zona de corte. Seu tempo era de 1min28s872 e estava a apenas 0s002 de Franco Giaffone, o 11º colocado.

Bandeira quadriculada e os dez pilotos que brigariam pela pole-position eram Hahn, Müller, Neugebauer, Pedro Aguiar, Mascarello, Miguel Paludo, Alceu Feldmann, Rodrigo Mello, Ferter e Vivacqua.

Os dez primeiros colocados já foram liberados e estavam dando as primeiras voltas de instalação antes de abrirem as voltas rápidas em Mogi Guaçu. O esperado eram voltas na casa de 1min27s.

Nove pilotos já haviam deixado os boxes, com exceção de Ferter, que ainda estava parado nesses primeiros minutos.

Momentaneamente, com 1min34s526, tempo ainda muito acima da pole-position esperada, Feldmann era quem estava na ponta, com Hahn, Neugebauer, Paludo e Vivacqua completando o top-5.

Com 1min28s706, Paludo era o novo líder e com a pole-position provisória. No momento, era o único nome que havia feito uma volta voadora até o momento.

As coisas vinham mudando rapidamente em Mogi Guaçu e, naturalmente, os tempos despencando com a aproximação da bandeira quadriculada. Com 1min28s008, Müller, atual líder da classificação, aparecia na primeira colocação, a 0s905 de Mascarello, o décimo.

Mas de maneira surpreendente, Mascarello vinha voando na fase final da classificação da Carrera Cup. Com 1min28s037, estava a apenas 0s029 de Marçal, se colocando na segunda colocação.

E na volta seguinte, o desempenho de Raijan pegou todos de surpresa. O competidor cravou 1min27s816, único abaixo de 1min28s, e ficou com a pole-position da corrida 1 da Carrera Cup no Velocitta. Müller, Hahn e Neugebauer completam as duas primeiras filas de largada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.