Morte de Luciano do Valle completa 10 anos; relembre momentos do narrador no automobilismo

A morte de Luciano do Valle, um dos mais importantes narradores esportivos da história da TV brasileira, completa nesta sexta-feira (19) dez anos. O profissional, que faleceu em Uberlândia (MG) por conta de uma parada cardíaca, marcou época ao ser o responsável por transmissões esportivas em diversos esportes, incluindo o automobilismo, onde contou momentos históricos.

A voz de Luciano ficou imortalizada em algumas das mais importantes passagens do Brasil no esporte a motor mundial. Muito se fala sobre as transmissões das 500 Milhas de Indianápolis, trazidas ao País pelo narrador, mas vitórias e títulos de brasileiros na Fórmula 1 também levam a voz do locutor.

F1MANIA.NET separou alguns momentos históricos do esporte a motor brasileiro que foram imortalizados por Luciano do Valle.

Emerson Fittipaldi triunfa nas 500 Milhas de Indianápolis em 1989
“Bateu Al Unser! Emerson vai ganhar! O Brasil ganhou!”. Com essas palavras, Do Valle celebrou a primeira vitória de Emerson Fittipaldi na principal corrida do esporte a motor dos Estados Unidos. O brasileiro dominou a prova, mas viu Al Unser Jr. conseguir a ultrapassagem na parte final da corrida. O americano, porém, se atrapalhou com os retardatários e permitiu a aproximação de Fittipaldi. Um toque entre os dois definiu a corrida em favor ao brasileiro.

Nelson Piquet campeão mundial de Fórmula 1
A voz de Luciano do Valle também está na narração do primeiro título mundial de Nelson Piquet na Fórmula 1. Foi o paulista de Campinas o responsável por transmitir para o Brasil o Grande Prêmio dos Estados Unidos daquele ano, disputado no estacionamento de um cassino em Las Vegas. Piquet terminou a corrida em quinto, posição que lhe garantiu o título após Carlos Reutemann completar apenas em oitavo.

Vitória de José Carlos Pace no GP do Brasil de F1
José Carlos Pace tinha uma carreira promissora na principal categoria do automobilismo mundial, e conseguiu sua primeira – e única – vitória no GP do Brasil de 1975, disputado em Interlagos. A corrida foi transmitida por Luciano do Valle. Pace morreria dois anos mais tarde, em um acidente aéreo.

Helio Castroneves vence a Indy 500 em 2009
Helinho já havia vencido em Indianápolis em 2001 e 2002, mas entrou na Indy 500 daquele ano em uma situação diferente: meses antes, estava preso por conta de uma acusação de fraude fiscal e evasão de divisas. A absolvição veio em abril de 2009, semanas antes da corrida. Ao cruzar a linha de chegada, Do Valle se emocionou e classificou Castroneves como um “herói brasileiro”.

Tony Kanaan vence em Indianápolis em 2013
A última grande narração de Luciano do Valle no automobilismo aconteceu em 2013, quando Tony Kanaan finalmente conquistou a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, depois de flertar com a vitória em anos anteriores. O “bom baiano” defendia a fraca KV Racing naquele ano, largou em 12º, mas escalou o pelotão rapidamente. Na última relargada, na volta 198 de 200, superou Ryan Hunter-Reay e contou com uma bandeira amarela provocada por Dario Franchitti para vencer no Brickyard.