Mais uma vez o dia foi marcado por bons resultados dos gaúchos na pista de Tarumã, em Viamão (RS). Neste sábado (29/09), o MINI Challenge Cup disputou as duas primeiras corridas da penúltima rodada tripla da temporada no circuito gaúcho e quem se deu bem foi o piloto da casa Matheus Castro, que venceu as duas baterias. Os resultados de hoje aproximaram o também gaúcho Vitor Genz do título da temporada 2012. Basta que Genz complete a prova de domingo entre os quatro primeiros para comemorar o título.
“Os resultados de hoje foram muito bons. Agora preciso terminar a prova de domingo entre os quatro primeiros para não depender do resultado dos outros pilotos e garantir o título em casa. Tenho que correr com a cabeça. Seria maravilhoso sair campeão aqui de Tarumã, que é minha casa e onde eu comecei minha vida no automobilismo”, comentou Genz.
Corrida 1 Castro fez uma grande largada e deixou Kreis para trás, Christian Mohr levou a melhor sobre Genz e assumiu o terceiro posto, mas logo depois Genz retomou o posto. Zé Mario de Castilho se aproveitou da disputa entre eles para assumir a quarta posição.
Buscando abrir vantagem em relação ao vice líder do campeonato, José Mario de Castilho, Genz fez forçou o ritmo e passou a pressionar Kreis. Na volta seguinte Nelson Marcondes rodou, bateu no guard rail e abandonou a prova.
Sofrendo pressão de Kreis Junior, o líder Matheus Castro fez a melhor volta da corrida, com 1min14s628. Nas últimas voltas da corrida Kreis deixou de pressionar Matheus e a vantagem que era de menos de meio segundo, subiu para quatro segundos.
“O Kreis me disse que viu que não ia ter como passar e decidiu poupar os pneus para a segunda corrida. Mas foi uma prova em que tive que manter um ritmo forte desde o início. O Kreis veio muito próximo durante toda a corrida, por isso tive que me concentrar ao máximo para não cometer erros. Com os pneus muito desgastados no final ficou muito mais difícil, mas a energia positiva da torcida, dos meus amigos e familiares ajudaram a me empurrar para essa primeira vitória”, comentou Castro.
Corrida 2: Na segunda bateria, foi a vez de Genz fazer uma excelente largada. Superou Kreis e colou em Matheus Castro logo na primeira volta. Zé Mario e Hanashiro também superaram Kreis. Em seguida foi a vez de Mohr ultrapassar Kreis. A partir disso, os competidores se dividiram em dois pelotões, o da frente com os gaúchos Castro e Genz disputando a liderança e o outro com Hanashiro, Amaral, Mohr Correa, Kreis, Abbate, Zé Mario e Plautos muito próximos, com as posições indefinidas até as últimas voltas.
Hanashiro superou Mohr e Castilho em uma mesma manobra e assumiu a terceira posição. Uma leve chuva caiu sobre a pista durante a corrida e o goiano Gabriel Correa escorregou no piso molhado e acabou atingindo o carro de Marcel Wolfart, com isso sofreu uma punição de 20 segundos acrescidos ao tempo final de sua corrida.
Nas últimas voltas a disputa seguiu tanto pela primeira posição, com Vitor pressionando Matheus, quanto no pelotão intermediário. Castro cruzou a linha de chegada na frente, seguido por Genz e Hanashiro. Na última volta Marcel Wolfart, Christian Mohr e Gabriel Correa chegaram com menos de dois décimos de vantagem entre eles, respectivamente em quarto, quinto e sexto.
“O Vitor colocou muita pressão durante toda a corrida. Tive que tomar muito cuidado com o desgaste do pneu e na hora que a chuva começou achei que a corrida pudesse se complicar um pouco mais. Mas logo ela passou e eu consegui manter a ponta. Vencer duas corridas em casa é algo incrível. Espero que amanhã a história se repita”, comentou Castro.