Esquenta guerra pela vaga na seletiva

Depois do Campeonato Brasileiro de Kart, disputado em julho, é hora do Campeonato Paulista de Kart retomar suas atividades, com a disputa da sétima etapa, neste sábado (16/08), no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Na Graduados A, a mais importante e equilibrada categoria, a motivação extra para esta etapa será a briga por uma vaga entre os finalistas da Seletiva de Kart Petrobras, promoção que irá premiar o seu vencedor com R$ 65 mil ao final do ano, em Belo Horizonte (MG). “Ninguém que disputa o Paulista regularmente conseguiu a vaga até agora. A sétima etapa vai ser uma guerra”, prevê o líder do Campeonato na Graduados A, o brasiliense Rossini Sarkis (Visite Brasília/Contrata), de 16 anos.

Nenhum dos dez primeiros colocados na tabela de pontuação do Paulista de Kart garantiu vaga até o momento, apesar de quatro das doze vagas já terem sido distribuídas. “A Seletiva é tão importante que atrai pilotos de categorias-fórmula, que acabam levando vagas dos kartistas e acirrando a briga”, lembra Rossini, referindo-se a Bia Figueiredo, Felipe Lapenna e Júlio Campos, pilotos que já deixaram o kart, mas que voltaram a correr e conseguiram se classificar para a final da Seletiva 2003. Líder do “Paulistão” com 12 pontos de vantagem para o segundo colocado, Rossini acha que vale a pena arriscar tudo para garantir uma vaga na Seletiva. “Essa etapa é especial, a briga pela liderança vai ficar um pouco de lado”, admite Rossini. “É a típica etapa onde não dá para ser conservador, se eu não assumir riscos pensando apenas no Campeonato dificilmente ficarei com a vaga”, conclui.

Já o irmão de Rossini, Chrystian Sarkis (Visite Brasília/Contrata), corre sem pressão na Graduados B. Sem brigar por vaga na Seletiva, promoção restrita aos pilotos da Graduados A, o piloto de 14 anos também não está na briga direta pelo título paulista, já que estreou na Graduados B apenas na quarta etapa. “Tive que esperar completar 14 anos para poder subir para a Graduados B”, explica Chrystian, que disputou as três primeiras etapas na categoria Júnior.

Após a estréia, no entanto, Chrystian teve uma adaptação meteórica à nova categoria. No Paulista de Kart, foram três provas disputadas e duas vitórias consecutivas na 5ª e 6ª etapas. Em julho, Chrystian ainda faturou o Campeonato Brasileiro da categoria, conquistando um título inédito em seu currículo.

Chrystian Sarkis sabe que ainda não pode pensar no título, mas parte em busca da terceira vitória consecutiva no campeonato regional de kart mais importante do Brasil. “O nível da Graduados B é muito alto, vai ser difícil vencer outra vez, mas quero manter a boa fase”, finalizou o caçula da família Sarkis.

A movimentação no Kartódromo de Interlagos deve começar por volta das 8h30min, com a realização das tomadas de tempos. A baterias, válidas pela sétima etapa, estão previstas para começarem ao meio-dia.