Mesmo fora da Red Bull, Hitech mantém Juri Vips para restante da temporada da F2

Juri Vips completará a temporada 2022 da Fórmula 2 pela Hitech. A equipe anunciou a permanência do estoniano, que teve seu vínculo com a Red Bull encerrado após proferir palavras racistas e homofóbicas durante uma live, no início da tarde desta quarta-feira (29), para o restante do campeonato, que terá prosseguimento neste final de semana, em Silverstone, na Inglaterra.

“Tomamos a decisão de manter Juri para o restante da temporada. Uma decisão que foi seriamente discutida. Permitindo-o, completar a temporada é uma oportunidade para ele demonstrar, através de ações, o tipo de pessoa que ele é. Deixei claro que penso que a linguagem usada é totalmente inaceitável, mas optei por dar uma chance para ele se redimir”, diz Oliver Oakes, chefe da Hitech.

O anúncio não foi bem aceito pela Fórmula 2, que emitiu uma nota pouco depois da decisão tomada pela equipe. “Seguindo os incidentes recentes envolvendo a Juri Vips, a Fórmula 2 gostaria de reafirmar que o uso de linguagem racista e discriminatória não pode ser tolerado em nenhum ambiente”, diz a nota da categoria.

“A decisão de hoje da Hitech Grand Prix é surpreendente e não é a que nenhum de nós tomaria. Nós vamos monitorar a situação cuidadosamente com eles para assegurar que tal comportamento seja devidamente tratado”, encerra a nota da direção daquela que é a principal categoria de acesso à Fórmula 1.

Vips é um dos destaques do grid da Fórmula 2, e teve boa passagem pelo DTM, onde disputou o título até a última corrida no ano passado. O piloto foi apoiado pela Red Bull até o estouro do caso, ocorrido em uma transmissão pela internet enquanto jogava o game “Call of Duty”. A equipe ligada à fábrica de energéticos primeiro suspendeu o piloto, encerrando o vínculo dele na última terça-feira.