Guia da F2: Mônaco

A Fórmula 2 realiza neste fim de semana a quinta etapa de seu calendário de 2022, no circuito de Mônaco, tradicional pista na história da Fórmula 1 e presente nas categorias de base desde o início da “era F2”, em 2017. 

Você confere aqui um Guia da F2: Mônaco.

A atual situação do campeonato

Depois de um dominante fim de semana em Barcelona, Felipe Drugovich desembarca no principado monegasco como líder do campeonato, com 86 pontos. As ruas de Monte Carlo, na temporada de 2021, foram, inclusive, palco de dois pódios do brasileiro, o que provoca positivas expectativas para as corridas que estão por vir. 

Guia da F2: Mônaco
Felipe Drugovich em Barcelona (Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency)

Porém, não foi só o maringaense que se saiu bem em Mônaco no ano passado. O atual vice-líder da F2, com 60 pontos, Theo Pourchaire venceu a Feature Race, ou corrida principal, com uma imponente guiada. O francês de Cannes vai em busca neste fim de semana de reduzir a diferença de 26 pontos e disputar a ponta da tabela de pilotos.

O circuito

Além de tradicional, Mônaco é sinônimo de desafio aos pilotos, com suas pequenas áreas de escape e a média de velocidade mais baixa de toda a temporada. O circuito possui uma extensão 3.337 km, o mais curto da F2, e tem 1min19s309 como recorde de tempo de volta, o qual foi estabelecido por Charles Leclerc, em 2017, pela PREMA Racing. 

Guia da F2: Mônaco
F2 Monaco Preview (Credits: Formula 2)

Os pneus

O asfalto escorrega, ou seja, não tem grande aderência, o que torna baixa a degradação de pneus. A Pirelli, portanto, decidiu pelos compostos mais macios, de modo que cada piloto da F2 receberá três conjuntos de pneus macios e dois conjuntos de pneus supermacios.   

Em 2021, para se ter uma noção, a estratégia ganhadora da Feature Race, corrida em que o pit-stop é obrigatório, contou com 30 voltas do composto macio e 12 do supermacio. Algo semelhante pode se repertir no próximo domingo. 

Classificação em Mônaco

A classificação em Mônaco ganha um formato um tanto diferente do adotado ao longo da temporada da F2. Devido à alta possibilidade de haver tráfego e a volta de muitos pilotos ser atrapalhada, a categoria separa seu grid em dois grupos, o grupo A e grupo B.

Um sorteio definirá qual grupo ficará com os pilotos de carro número ímpar e qual grupo ficará com os pilotos de carro número par. Por exemplo, digamos que o sorteio determinou os números pares para o Grupo A, isso significa que na primeira sessão da classificação estarão na pista os pilotos de carro número par. Seguindo essa lógica, se o sorteio determinar os números ímpares para o Grupo B, estarão na pista durante a segunda sessão da classificação os pilotos de carro número ímpar.

Em relação ao pole position, este será o piloto que fizer o tempo mais rápido de ambos os grupos, o P2 será o piloto mais rápido do grupo oposto ao pole position. Largará em P3, aquele que fizer o segundo melhor tempo do grupo do pole position, ao passo que o P4 é o segundo melhor tempo do grupo do P2, e assim por diante. 

Horários

As atividades de pista da F2 começam nesta quinta-feira com o treino livre às 12h05. Como de costume, a classificação ocorre na sexta-feira, sendo o grupo A às 6h40 e o grupo B às 7h04. No sábado, será realizada às 12h40 a corrida 1, enquanto a corrida 2 acontece às 4h50 do domingo. A transmissão de todas as atividades de pista da F2 é feita pelo canal BandSports e F1TV.