F2: Vesti toma liderança na largada, segura Martins e vence corrida 1 na Itália

Frederik Vesti venceu neste sábado (2) a primeira corrida da penúltima etapa da temporada 2023 da Fórmula 2, disputada no Autódromo Nacional de Monza, na Itália. O piloto da Prema tomou a liderança ainda na largada, da qual saiu do terceiro para o primeiro posto, e precisou segurar os ataques de Victor Martins para sair com a vitória na prova que abriu a rodada dupla italiana.

A segunda posição ficou com Martins, piloto da ART Grand Prix que não conseguiu a manobra para tentar a ultrapassagem sobre Vesti. O pódio foi completado por Richard Verschoor, que levou a Van Amersfoort ao terceiro lugar. Théo Pourchaire, líder do campeonato, foi o quarto colocado, enquanto Kush Maini, da Campos Racing, completou o grupo dos cinco melhores.

Jak Crawford, com um equipamento da Hitech, foi o sexto colocado, sendo seguido por Oliver Bearman, sétimo com a Prema. A zona de pontuação foi completada por Arthur Leclerc, da DAMS. Roman Stank, da Trident, e Jack Doohan, da Virtuosi, fecharam a lista dos dez melhores da corrida que abriu o final de semana em Monza.

Quem teve um sábado complicado em Monza foi Enzo Fittipaldi. Largando da 13ª posição, o brasileiro da Carlin chegou a avançar ao décimo lugar, mas um toque de Bearman o fez perder desempenho, especialmente na segunda metade da corrida. Desta forma, o piloto cruzou a linha de chegada apenas com a 16ª colocação.

A corrida contou com neutralizações do Safety Car. A primeira delas ocorreu após Amaury Cordeel, que parou na área de escape rodado após um toque de Zane Maloney, causando o acionamento da bandeira amarela, que perdurou em todo o circuito até o complemento da quarta volta. Na volta 12, Roy Nissany rodou quando disputava posição com Juan Manuel Correa, causando nova entrada do carro de segurança. A prova foi retomada na 16ª volta.

A segunda corrida do final de semana da Fórmula 2 no Autódromo Nacional de Monza está marcada para 4h55 deste domingo (3).