Categoria: F2
|
22 de maio de 2022 16:14

Drugovich é o primeiro piloto da história da Fórmula 2 a vencer todas as corridas do fim de semana

Felipe Drugovich se tornou neste domingo (22) o primeiro piloto da história da Fórmula 2 a vencer todas as corridas do fim de semana, alcançando uma marca inédita na principal categoria de base da Fórmula 1.

O piloto triunfar nas duas provas de uma etapa não acontecia desde 2016, com Antonio Giovinazzi, ainda na GP2. Na “era F2”, iniciada em 2017, a marca era até então inalcançada e, no ano passado, a probabilidade de um piloto vencer todas as provas de uma etapa era baixa devido ao formato de três corridas, sendo duas com grid invertido.

De Maringá, no Paraná, para o mundo, Drugovich é o maior destaque da atual temporada da F2 e protagonizou uma dominante performance no circuito Barcelona-Catalunya ao longo de toda a etapa.

Após uma classificação não tão positiva, com apenas o 10º tempo, o piloto mais experiente da equipe MP Motorsport brilhou nas provas de sábado e domingo, que foram longe de serem fáceis.

Na corrida 1, Drugovich largou da quarta posição e assumiu a ponta já na largada. Neste momento, ditou o ritmo da prova, abrindo em relação ao restante do pelotão, especialmente ao segundo colocado, o japonês Ayumu Iwasa. A vitória veio, mas logo na entrevista pós-corrida, o maringaense alertou que não podia comemorar muito, pois ainda tinha “a corrida de amanhã”.

E o amanhã chegou, Drugovich brilhou. Com uma estratégia de pneus ousada, permanecendo mais na pista com o composto macio, o brasileiro trocou para o composto duro só na metade da corrida 2, retornou à pista na nona posição e escalou o pelotão, com direito a belíssimas ultrapassagens.

Ao assumir a liderança, o piloto da MP Motorsport lidava com uma adversidade: por conta de um erro no pit stop, havia possibilidade de uma punição para o brasileiro, o que poderia tirar a vitória. Drugovich, então, abriu 5s6 de diferença em relação ao segundo colocado, Jack Doohan, dizimando qualquer possível penalidade. No fim, os comissários de prova decidiram por uma multa de €1000,00 a ser paga pela equipe neerlandesa.

No sábado, bem como neste domingo, a bandeira do Brasil foi hasteada no mais alto lugar do pódio e o hino foi tocado por todo o autódromo localizado em Montmeló. Isso é fruto de ótima adaptação ao carro, confiança na guiada e, claro, muito trabalho.

“Final de semana impecável, fantástico. Fiz novamente uma boa largada e depois conseguimos esticar o stint com o pneu macio, que era nosso principal foco na estratégia, para ter o pneu duro mais novo que os outros pilotos quando eu voltasse à pista”, analisou o piloto do carro 11, que agora soma três vitórias só nesta temporada.

“Precisamos organizar melhor a classificação, o ritmo ‘está lá’, mas temos que ter estratégias mais simples. Nosso pacote para o ano está muito bom e agora vamos para Mônaco”, completou.

A dominante performance em Barcelona coloca Drugovich na liderança do campeonato, com 86 pontos – uma vantagem de 26 pontos sobre o vice-líder Theo Pourchaire. A quinta etapa da F2 será no próximo final de semana, pelas ruas de Monte Carlo, em Mônaco.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.