Negrão abre pré-temporada com três dias de testes na França

Atual campeão sul-americano de Fórmula 3, Xandinho Negrão iniciará sua caminhada na Fórmula GP2 em Paul Ricard. O circuito do sul da França receberá de 22 a 24 deste mês a primeira sessão de testes coletivos da modalidade que substituirá a Fórmula 3000 como principal categoria de acesso à Fórmula 1. Xandinho, de 19 anos, correrá pela Hitech Piquet Sports e será companheiro de equipe de Nelsinho Piquet.

Baseada na Inglaterra e constituída especialmente para a estréia da Fórmula GP2, a Hitech Piquet Sport recebeu o primeiro chassi no início desta semana. O carro foi para a pintura na quarta-feira. No dia seguinte, o motor Renault Mecachrome de 600 cavalos e o câmbio foram entregues na oficina da equipe. De acordo com o diretor técnico Felipe Vargas, Xandinho e Piquet se alternarão ao volante do Dallara nas duas primeiras baterias de ensaios, já que o segundo carro só será fornecido pelo fabricante para a terceira sessão de testes. “Não é a situação ideal, mas pelo será o mesmo para todas as equipes”, ressalva Vargas.

Os organizadores da Fórmula GP2 pretendiam que todos os testes conjuntos fossem realizados em Paul Ricard, mas concordou com o pedido da Bridgestone e marcou pelo menos um treino para Barcelona, na Espanha. “Esta é uma das pistas onde correremos este ano e na qual o desgaste de pneus é mais acentuado”, explicou Vargas.

A Hitech Piquet Sports nunca passou por Paul Ricard, a exemplo da maioria dos circuitos constantes do calendário da Fórmula GP2. Mas o problema foi contornado com a contratação de dois engenheiros com grande experiência no automobilismo europeu. “Gary David, que será meu primeiro engenheiro, trabalhou na Fórmula 3000 com o Tomas Enge na Arden Internacional e o Simon Cayzer ficou quatro anos na Jordan”, explicou Vargas, para quem os ensaios iniciais terão uma finalidade bastante específica. “Antes de mais nadam, todos precisam conhecer o carro. Todos quer dizer pilotos, engenheiros e mecânicos. Depois, vamos verificar a confiabilidade do carro”, continuou.

Além de Xandinho e Piquet, já estão confirmados na categoria: Heikki Kovalainen (Finlândia) e Nicolas Lapierre (França), na Arden; Ernesto Viso (Venezuela) e Esteban Guerrieri (Argentina), na BCN; Juan Cruz Álvares (Argentina) e Sérgio Hernandes (Espanha), na Campos; Jose Maria Lopez (Argentina) e Fairus Fauzy (Malásia), na DAMS; Ryan Sharp (Inglaterra) e David Pla (França), na David Price; Clivio Piccione (Mônaco) e Ferdinando Monfardini (Itália), na Durango; Nico Rosberg (Finlândia), na ART; Gianmaria Bruni (Itália), na Coloni; e Borja Garcia (Espanha), na Racing Engineering.