Piquet Sports e Hitech Racing unem forças na categoria

A Piquet Sports e a Hitech Racing estão unindo forças para disputar, em 2005, a GP2 Series, categoria recém criada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com objetivo de preparar pilotos e revelar talentos para a cobiçada Fórmula 1. A equipe Hitech-Piquet Sports, que demandará investimentos de 1,9 milhões de libras esterlinas na primeira temporada, terá como pilotos Nelsinho Piquet, campeão este ano da Fórmula 3 Inglesa, e Xandynho Negrão, atual líder e praticamente campeão da Fórmula 3 Sul-Americana. Comandada pelos engenheiros Felipe Vargas e David Hayle, o time terá 12 integrantes (com os pilotos) e ficará sediado no circuito de Silverstone, na Inglaterra.

A GP2 Series, também chamada nos bastidores de Fórmula 2, substituirá a F-3000, extinta este ano. A categoria tem como destaque a alta tecnologia e a velocidade dos carros, que chegam a 320 km/h e levam 2,95 segundos para ir de zero a cem. Os carros terão motor Renault, de 600bhp, chassis Dallara e utilizarão pneus Bridgestone. Será o campeonato de maior visibilidade para quem busca uma vaga na categoria mais importante do automobilismo mundial, já que as provas serão disputadas nas preliminares de todas as etapas da Fórmula 1 na Europa.

Criada no final de 2000, a Piquet Sports construiu, desde então, um currículo de respeito no automobilismo. Em 2002, a equipe venceu, com Nelsinho Piquet, a Fórmula 3 Sul-Americana com 13 vitórias e 16 poles em 18 corridas. E este ano, novamente com Nelsinho, conquistou a competitiva Fórmula 3 Inglesa, disputando contra times com experiência de anos na categoria. Havia 26 anos que uma equipe estrangeira não vencia a competição.

A Hitech Racing foi criada em dezembro de 2002 pelo engenheiro David Hayle. Com apenas uma semana, David tinha comprado o primeiro carro de Fórmula 3 e o equipamento necessário para a equipe trabalhar. Nos dois anos em que disputou a Fórmula 3 Inglesa, a equipe conquistou três vitórias e dez pódios.

A qualidade dos pilotos será um dos diferenciais da Hitech-Piquet Sports na GP2 Series. Nelsinho Piquet, filho do tricampeão Nelson Piquet, tem uma consistente carreira de 11 anos no automobilismo. Nesse período, o piloto foi tricampeão brasileiro de kart, campeão da Fórmula 3 Sul-Americana (2002) e tornou-se também o mais jovem campeão de toda a história da Fórmula 3 Inglesa, com 19 anos e dois meses de idade.

Xandynho Negrão tem em comum com Nelsinho o fato de também ser filho de um grande nome do automobilismo brasileiro, o ex-piloto de Stock Car Xandy Negrão. Xandynho foi campeão brasileiro de kart, em 2001, e este ano lidera com folga o Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, do qual está bem próximo do título, com sete poles e 10 vitórias em 14 corridas (faltam quatro provas para o fim do campeonato). Este ano, Xandynho também foi muito bem sucedido no campeonato brasileiro de protótipos.

Para os dois pilotos, a participação na GP2 é muito importante na busca de um lugar na Fórmula 1. ”Estou muito satisfeito em disputar a GP2 em 2005. O campeonato vai ser sensacional, haverá ótimos pilotos e será bastante competitivo. Vai ser uma grande diferença em relação à Fórmula 3. O carro é muito mais potente, mais parecido com o da Fórmula 1. Tenho certeza que vou aprender muito”, afirma Nelsinho Piquet. ”E a visibilidade da competição também é um fato muito importante. Todo mundo estará de olho na categoria”, acrescenta o piloto.

Xandynho Negrão também aposta em uma boa temporada na GP2 Series. ”Será uma das categorias mais rápidas e disputadas da Europa, uma ótima escola para a F1”, aposta o piloto. ”Espero fazer um bom campeonato. Tenho certeza de que estamos montando uma grande equipe, com chances reais de brigar por vitórias. A experiência de nossos engenheiros é um grande diferencial”, acrescenta.

A afirmação é ratificada por Xandy Negrão, que também acredita que a GP2 é o melhor caminho para o filho chegar na principal categoria do automobilismo mundial. ”A duração das provas, os pit stops obrigatórios e as características do carro seguem os mesmos padrões da categoria máxima da Fórmula 1”, avalia Xandy.

Para o tricampeão Nelson Piquet, a Hitech-Piquet Sports tem boas chances de fazer um excelente campeonato. ”Apesar de ser o primeiro ano da categoria e de todo mundo querer ganhar, confio bastante no trabalho da nossa equipe. O Nelsinho e o Xandynho são pilotos bastante talentosos, os chefes de equipe são excelentes e tenho certeza de que estaremos muito entrosados para fazer um grande campeonato”, acredita Nelson.

David Hayle, criador e proprietário da Hitech Racing, é outro que está confiante no sucesso da Hitech-Piquet Sports. ”Mudar para a GP2 é um passo realmente importante no crescimento da Hitech. Mas tão importante quanto é realizar isso com nomes do calibre de Nelson Piquet e da Piquet Sports, o que fará com que sejamos um time muito forte. Estou bastante ansioso para trabalhar em parceria com eles”, afirma. ”Disputar o campeonato com um piloto campeão e outro preste a se tornar um faz com que sejamos uma equipe bastante privilegiada. Eu não sei se algum outro time será capaz de disputar conosco no quesito talento dos pilotos”, acrescenta.

Para Felipe Vargas, que trabalha com Nelsinho Piquet desde a primeira temporada da F3 Sul-Americana, em 2001, o fato de a Hitech-Piquet Sports ter sido selecionada como um dos times que disputarão a GP2 é excelente. ”Como um time brasileiro que veio para a Europa há apenas dois anos competir com algumas das melhores equipes do mundo, essa nova fase nos dá uma enorme sensação de crescimento. Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de trabalhar nessa categoria brilhante e confiantes de que a união das qualidades da Hitech Racing e da Piquet Sports em um novo time nos permitirá fazer um bom trabalho”, afirma.