Rumo ao Topo com Pipe Barrichello: um sonho realizado e uma estreia de superação, pontos e pódio

Oi, pessoal do F1Mania.

Que legal ter esse espaço aqui com vocês, para contar um pouco sobre este capítulo tão importante da minha carreira.

Muito feliz com essa oportunidade de estar disputando a Fórmula 4 Brasil e ter começado a temporada com resultados tão positivos.

Desde que entrei num kart, quando tinha apenas 4 anos, sonhava com este dia, em que competiria com um monoposto. E estar correndo agora num campeonato FIA, igual a todas as Fórmulas 4 do mundo, é uma realização muito grande.

Muito grato a minha família, que me ajudou muito até aqui, e honrado por já começar a temporada com quatro patrocinadores: Pay4Fun, Copa Energia, Suhai Seguradora e Amaro Aviation.

Bom, tivemos de controlar a ansiedade até quinta-feira, antes da etapa no Velocitta, quando finalmente pudemos acelerar os nossos carros. Não foi muito bem o início que eu esperava, pois tivemos muitos problemas nos freios e passei boa parte da sessão nos boxes.

Na sexta-feira, tivemos dois treinos livres e o classificatório. Pela manhã, com pneus usados, fiquei o tempo todo entre os mais rápidos, mas tivemos o problema com os freios mais uma vez e não pude passar os pneus novos.

Rumo ao Topo com Pipe Barrichello: um sonho realizado e uma estreia de superação, pontos e pódio
Foto: Carsten Horst

A equipe trabalhou no meu carro, para tentar resolver o problema para o segundo treino, mas anteciparam a sessão, sem nos avisar, e quando começou meu carro ainda não estava pronto. Só dei algumas voltas no final, para sentir como estava a questão dos freios e parecia ter melhorado.

Veio então a classificação e o que parecia ruim, piorou… Um novo problema e sequer consegui dar uma volta. Ou seja, fiquem sem tempo na tomada, que definiu o grid da corrida 1 e da corrida 3. Foi realmente muito frustrante e tive de trabalhar bastante o meu foco e resiliência para não me abater para as disputas no sábado.

Larguei de último na corrida 1 e fui buscando as oportunidades para ultrapassar, ao mesmo tempo em que tentava evitar as confusões na pista. Felizmente, deu tudo certo e, quase na linha de chegada, fiz a ultrapassagem que me deu o oitavo lugar e, consequentemente, a pole para a corrida 2. Diante de tudo o que passamos, sem dúvida, foi um ótimo início.

Na segunda prova, larguei bem, mas logo nas primeiras voltas o problema com o freio voltou e acabei ultrapassado. Mas depois consegui me defender bem, mesmo com todo este problema e comemorei demais o segundo lugar. O pódio ainda foi especial porque o Fefo chegou em terceiro e essa comemoração em família vai ficar guardada em nossas vidas, com certeza.

No domingo, sabia que não teria vida fácil novamente, já que mais uma vez largaria de último. Foi uma corrida muito disputada e difícil mesmo. Felizmente, consegui boas ultrapassagens e novamente cheguei na zona de pontuação, com um sétimo lugar.

O carro estava muito rápido e, com certeza, sem os problemas que enfrentamos os resultados poderiam ter sido ainda melhores. Mas, diante de tudo, foi um grande final de semana de recuperação e fiquei muito feliz por sair do Velocitta em quinto no campeonato.

Agora já estou na contagem regressiva para voltar a acelerar em Interlagos. A espera vai ser longa, já que a etapa será só no fim de julho, mas enquanto isso vamos trabalhando do lado de fora da pista, analisando todos os dados, cuidando da parte física, já treinando com o simulador para Interlagos e estou muito confiante de que poderemos brigar por grandes resultados.

Valeu pela força de todos! E nos vemos na próxima!

Rumo ao Topo com Pipe Barrichello: um sonho realizado e uma estreia de superação, pontos e pódio

O Rumo ao Topo é um quadro do F1Mania.net onde os jovens talentos têm espaço para contar suas histórias.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon