Filippo Fiorentino venceu a corrida 1 da Fórmula 4 Brasil em Interlagos. No início da manhã deste sábado (20), o piloto assumiu a primeira colocação ainda na largada, controlou o ritmo e, assim, cruzou a linha de chegada na primeira colocação.
Para esta primeira largada do final de semana, as baixas temperaturas se mantinham no circuito da zona sul de São Paulo. Entretanto, o sol já começava a aparecer de forma tímida entre nuvens e sem qualquer chance de chuva.
No grid, quem saiu da pole-position foi Rafaela Ferreira, pela primeira vez na carreira. Matheus Comparatto era quem completava a primeira fila, com Filippo Fiorentino e Gino Trappa, esse sem o rádio, vinham logo na sequência.
Antes mesmo do apagar das luzes, o primeiro problema. Além de questões com sua comunicação com a equipe, Trappa ficou parado no grid e, com isso, vai ter de sair do fundo do pelotão.
Largada autorizada e Fiorentino logo conseguiu tomar a primeira colocação, enquanto Rafa se defendia de Comparatto, que insistia pela segunda colocação. Enquanto isso, Gui Favarete não conseguiu sair e ficou parado no grid, trazendo uma provável saída do carro de segurança – e pouco depois, safety-car.
Nessa primeira volta, a ordem na pista estava com Filippo puxando o pelotão, seguido por Ferreira, Comparatto, Luca Zucchini e Ethan Nobels completando as cinco primeiras colocações momentâneas.
Corrida recomeçada e Fiorentino se mantinha na primeira colocação. Após as primeiras curvas, já havia aberto mais de 1s para o restante dos adversários, enquanto Zucchini passou Comparatto para se colocar em terceiro.
Mais no fundo do pelotão, em uma briga por posição, Felipe Souza acabou com o carro danificado. O competidor colocou lado a lado e bateu roda com roda contra Cecilia Rabelo, teve uma quebra no eixo e ficou parado na área de escape, obrigando mais uma saída do safety-car.
Pouco menos de 20 minutos para a quadriculada e a ordem era Fiorentino em primeiro, com Ferreira, Zucchini, Comparatto, Ethan nobels, Trappa, Grotta, Ciro Sobral, Rabelo completando os que estavam na pista.
Mais uma nova relargada e enquanto Fillipo consegue manter a primeira posição, Ferreira precisava lidar com a aproximação de Zucchini que, por sua vez, teve de segurar um divebomb de Comparatto, que quase assumiu a terceira colocação.
Filippo estava em primeiro e já abriu 1s152 de respiro na frente do pelotão, enquanto Ferreira estava a 0s834 do terceiro e Zucchini estava a 0s588 do quarto colocado.
Na volta 9, Rafaela vinha tirando consideravelmente a desvantagem para o primeiro colocado. Em apenas um giro, a competidora da TMG Racing já havia cortado mais de 0s6 para Filippo.
Ferreira vinha cada vez mais se aproximando de Firentino. Nas três últimas voltas completadas, a competidora fez duas mais rápidas em comparação ao líder da corrida em Interlagos – a desvantagem estava em 0s362.
Restando 6 minutos para o encerramento da disputa e Fiorentino vinha se segurando para cruzar a linha de chegada na primeira colocação. Enquanto isso, Rafa estava a 0s405 do ponteiro, seguida por Zucchini, Comparatto e Nobels fechando o top-5.
Perto da bandeira quadriculada, aparecendo na sexta colocação, Rogério Grotta foi o piloto que mais escalou o pelotão ao ganhar cinco postos ao longo da disputa.
A última volta reservou uma emocionante briga entre os dois primeiros colocados que, coincidentemente, são companheiros de equipe na TMG Racing. Nos últimos metros, a competidora chegou a ficar lado a lado do adversário, mas foi Filippo quem venceu, com Rafa em segunda e Zucchini completando o pódio da corrida 1. Entre os rookies, Nobels venceu.