Problemas no motor comprometeram treinos de Rees na Itália

Destaque dos treinos coletivos em Valência, na Espanha, que abriram a pré-temporada da Fórmula 3 Euroseries nos dias 17, 18 e 19 de março, o brasileiro Fernando Rees (Swiss Racing Team) acabou vivendo o outro lado da moeda esta semana, em Adria, na Itália. Rees viajou para participar dos testes coletivos nesta quarta e quinta-feiras (31/3 e 1/4), mas acabou só indo a pista no primeiro dia de treinos. Um problema no motor Opel que equipa o chassi Dallara da equipe acabou impedindo Rees de ir à pista nesta quinta-feira.

“Foi muito frustrante ficar sem treinar. Eu esperava um bom resultado, como o que obtivemos na Espanha”, admitiu Fernando Rees, que ficara sempre entre os 10 pilotos mais rápidos em Valência. “Mas é uma questão de regulamento e eu tenho que compreender. O (Eric) Salignon também teve problemas e ficou sem andar hoje (quinta-feira)”, afirmou, referindo-se ao francês Eric Salignon, piloto da equipe ASM, cujo motor Mercedes-Benz explodiu no treino de quarta-feira. O regulamento da Fórmula 3 Européia prevê que os pilotos só podem substituir os seus motores após pelo menos cinco eventos (dias) de uso consecutivo, sejam em testes oficiais ou corridas. Caso seja necessário efetuar uma troca de motor antes desse período, o piloto é penalizado com a perda de 10 posições no grid de largada da corrida seguinte. A medida foi criada este ano, para evitar que as equipes oficiais de fábrica tirassem vantagem da maior disponibilidade de propulsores durante a temporada.

“Eu já tinha usado o motor três dias em Valência e mais um aqui na Itália. Se trocasse o motor para poder treinar hoje (quinta), eu perderia 10 posições no grid da 1ª etapa”, explicou Fernando Rees. “Fiquei entre a cruz e a espada, ou abria mão do treino aqui ou treinava e me arriscava a largar atrás logo na primeira corrida do ano”, continuou. “Discuti os prós e contras com a equipe e preferimos não treinar. Espero que com os dados de telemetria a gente consiga desenvolver um bom set-up para o carro na etapa aqui de Adria”, finalizou o piloto paulista. O circuito de Adria, que fica próximo à cidade de Veneza, irá sediar a terceira rodada dupla da temporada.

Na próxima semana Fernando Rees participa das últimas sessões de treinos coletivos antes do início da temporada 2004 da Fórmula 3 Euroseries. Nos dias 7 e 8 de abril Fernando Rees testará no circuito de Hockenheim, na Alemanha, pista que também será palco da abertura do campeonato, nos dias 17 e 18 de abril.