Nelsinho Piquet disputa GP de Macau

Nelsinho Piquet enfrenta, este fim de semana, um de seus maiores desafios desde o início de sua carreira na F-3, em 2001. O piloto, que este ano foi o terceiro colocado em sua temporada de estréia no campeonato inglês, disputa o tradicional Grande Prêmio de Macau de F-3. A corrida, considerada a mais importante do ano por pilotos e equipes, reúne a nata dos participantes dos campeonatos europeus e asiáticos da categoria. Serão duas baterias, realizadas no domingo às 9h15 e 15h55 (11h15 de sábado e 5h55 de domingo no horário de verão do Brasil). O vencedor será o piloto com o menor tempo na soma das duas provas.

Este ano, 30 competidores de 17 países disputarão um dos troféus mais cobiçados da temporada. Além de Nelsinho Piquet, estarão presentes o brasileiro Fábio Carbone, o britânico Rob Austin, o austríaco Ryan Briscoe, campeão da F-3 Européia, o finlandês Nico Rosberg, filho do ex-campeão de F-1 Keke Rosberg, o austríaco James Courtney, campeão da F-3 Japonesa, e o venezuelano Ernesto Viso, entre outros. Os treinos classificatórios para a prova de F-3 estão marcados para esta quinta-feira, às 14h20 (4h20 no horário de Brasília), primeira bateria, e sexta-feira, às 14h45 (4h45), segunda bateria.

Para Nelsinho, que correrá pela equipe Hitech Racing, a prova será uma de suas melhores experiências no automobilismo até o momento.

– O GP de Macau é uma corrida muito importante, pois conta com pilotos de ponta e garante uma enorme visibilidade para os vencedores – afirma. – Quero muito ganhar aqui. Sei que é difícil, mas vou fazer tudo o que eu puder para sair com o troféu – acrescenta o piloto.

Disputado pela primeira vez em 1954, o GP de Macau completa este ano sua 50ª edição. O evento reúne diversas categorias, entre carros e motos. A primeira corrida da F-3 em Macau ocorreu em 1983, com vitória de Ayrton Senna. Outros pilotos importantes também participaram da prova, como Rubens Barrichello, Michael Schumacher (vencedor em 1990), David Coulthard (vencedor em 1991) e Jacques Villeneuve, entre outros. A corrida é disputada nos 6,2 quilômetros do urbano Circuito da Guia, reconhecido internacionalmente como um dos mais exigentes do mundo.

Essa é a segunda corrida especial de F-3 que Nelsinho disputa este ano. Em agosto, o piloto participou, em Zandvoort, na Holanda, do Marlboro Masters de F-3, considerado, assim como Macau, um dos mini-mundiais da categoria. Nelsinho teve um excelente desempenho, conquistando a pole position e terminando a prova na segunda colocação, à frente de todos os vencedores dos campeonatos europeus de F-3. Nos dias 22 e 23 de novembro, o brasiliense disputa o Super Prix da Coréia do Sul, competindo novamente com a nata dos torneios da categoria.

Após as corridas de Macau e Coréia do Sul, o último compromisso de Nelsinho este ano será um teste com a equipe Williams, marcado para dezembro no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. O piloto esteve lá na quinta e sexta-feira da semana passada, em um teste coletivo da F-3000, do qual participou pela equipe Arden.

– Deu para conhecer bem a pista. Vou estar mais preparado para fazer um excelente teste – confia.

Neste ano, Nelsinho disputou pela Piquet Sports sua primeira temporada no Campeonato Inglês de F-3, conquistando a terceira colocação, com seis vitórias, oito pole positions (mais do qualquer outro participante) e seis voltas mais rápidas.

Em 2004, o piloto disputará novamente a competição, dessa vez de olho no título.

– Este ano foi difícil, já que éramos estreantes e não tínhamos nenhuma experiência nem informações sobre os circuitos – conta. – Mas com a experiência que adquirimos, seremos bastante competitivos no ano que vem – acrescenta.

Lancepress!