Sudam: Dirani conquista sua 11ª vitória

Com a 11ª vitória na temporada, Danilo Dirani disparou ainda mais na liderança da Fórmula-3 Sul-Americana e agora só precisa de dois pontos nas próximas quatro etapas – Cascavel e Brasília – para garantir, matematicamente, o título da principal categoria continental. Na tarde deste domingo, no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, Dirani ganhou de ponta a ponta e agora tem 13 vitórias na F-3, pois em 2002, quando foi vice-campeão, ganhou duas vezes.

“Minha largada não foi tão boa, mas mesmo assim me mantive na frente e como a pista estava bem quente, o comportamento do carro sofreu muita alteração. Mesmo assim, deu para manter ritmo forte. Ainda não posso falar como campeão, pois preciso de dois pontos”, disse Dirani que não fez qualquer comemoração pela virtual conquista do título, que ocorreu na vitória de sábado.

A briga pela primeira posição entre Dirani e Marcelo Thomaz, que largou na segunda colocação, abriu a oportunidade para Xandynho Negrão assumir a vice-liderança da prova. Apesar de bastante pressionado durante as 32 voltas da prova, Xandynho, que se recupera de lesão no ligamento do tornozelo e joelho esquerdo, fez mais um pódio.

“Realmente, fui beneficiado pela briga entre o Danilo e o Marcelo e deu para ultrapassar. Saio menos cansado do que no sábado, quando estava mais quente, e devido ao problema, sinceramente, não esperava chegar ao pódio. Imaginava ficar entre os cinco primeiros”, completou Xandynho.

Para Marcelo Thomaz, que fez sua segunda prova na Fórmula-3 Sul-Americana, chegar ao pódio na principal categoria continental foi muito bom.

“Pretendo fazer o restante da temporada e a Fórmula-3 é uma das minhas opções para 2004. De verdade, quero agradecer ao Augusto Cesário (dono da Equipe Cesário F-3) pelo carro muito bom que me deu”.

Mais uma vez, o público pôde acompanhar intensa briga pela vitória entre o líder da F-3 Light, Rodrigo Ribeiro, e o vice-líder Daniel Lancaster. Rodrigo cruzou a linha de chegada seis décimos à frente de Lancaster e abriu 47 pontos de vantagem na classificação: 242 a 195.

“Não dá para falar em ser campeão ainda, pois teremos 80 pontos em jogo e muita coisa pode acontecer. Como dizia o grande jogador Gerson, o campeonato só acaba quando termina”, disse Rodrigo que provocou risadas entre os jornalistas.

Lancaster também sabe que tem chances de tirar o título do seu companheiro na Cesário F-3 e promete lutar até o final do campeonato.

“Como temos carros iguais e nesta pista de Londrina a ultrapassagem é bem difícil, não deu”, disse, desconsolado.

Vicente Sfeir, estreante na F-3 Light, estava alegre com seu primeiro pódio na categoria de acesso à Fórmula-3.

“Tenho de trabalhar para continuar na categoria e vou fazer isso paa em 2004 disputar todo o campeonato”.

Resultado da 14ª etapa da Fórmula-3 Sul-Americana:

1) Danilo Dirani (Cesário F-3), 38m34s355, média de 156,55 km/h

2) Xandynho Negrão (Piquet Sports), a 17s773

3) Marcelo Thomaz (Cesário F-3), a 18s392

4) Paulo Salustiano (Avallone Motorsports), a 22s135

5) Alan Hellmeister (Amir Nasr Racing), a 22s825

6) Daniel Landi (Avallone Motorsports), a 29s992

7) Rodrigo Ribeiro (Cesário F-3), a 1 volta *

8) Daniel Lancaster (Cesário F-3), a 1 volta *

9) João Barion (Amir Nasr Racing), a 1 volta

10) Vicente Sfeir (Dragão Motorsports), a 4 voltas *

11) Alberto Valério (Dragão Motosports), a 10 voltas

12) Henrique Favoretto (Dragão Motorsports), a 20 voltas

13) Jaime Câmara (Amir Nasr Racing), a 30 voltas

* – Fórmula-3 Light

Os cinco primeiros na classificação da F-3 Sul-Americana

1) Danilo Dirani, 242

2) Lucas di Grassi, 164

3) Alan Hellmeister, 116

4) Xandynho Negrão, 102

5) Fernando Rees, 95

Fórmula-3 Light

1) Rodrigo Ribeiro, 242

2) Daniel Lancaster, 195

3) Bruno Bari, 123

4) Paulo Salustiano, 59

5) Thiago de Roure, 40

A próxima rodada dupla da Fórmula-3 Sul-Americana será nos dias 12 e 13 de outubro na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná.

A Fórmula-3 Sul-Americana tem promoção da Vicar Promoções. A supervisão é da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e o patrocínio é da Pirelli.