Bia Figueiredo disputará a temporada 2006

Primeira mulher do mundo a vencer na Fórmula Renault, Bia Figueiredo encerrou no final de semana a melhor temporada da sua carreira. Com 209 pontos, três vitórias e quatro pole-positions, a jovem piloto, de apenas 20 anos, terminou em terceiro no campeonato. Para 2006, Bia, que é patrocinada pela Bardahl, já anunciou que vai disputar a Fórmula 3 Sul-Americana, também pela equipe Cesário Fórmula.

“A expectativa é evoluir. Espero me adaptar rápido ao carro e à categoria e conseguir o título. A equipe foi campeã em 2005, com o Alberto Valério, que agora vai correr na Europa. Espero manter o título”, afirmou Bia.

Na duas últimas etapas da Fórmula Renault, disputadas em Interlagos no final de semana, Bia não conseguiu quebrar o tabu de nunca ter vencido no mais tradicional autódromo do país. “Comecei bem no treino, consegui a pole para sábado, mas na corrida os adversários melhoraram e nós pioramos. A quebra do tabu ficou para uma próxima oportunidade”, afirmou.

Primeira colocada em Campo Grande, em abril, Vitória, em setembro, e Porto Alegre, em outubro, Bia considerou positiva a temporada. Mas queria mais. “Tive resultados bons, mas não consegui uma pontuação legal. Poderia ter vencido mais provas”, disse.

A piloto só fica chateada ao comentar algumas decisões dos comissários de prova. Bia (Bardahl/Puma/Sky/Samsung) acredita que foi prejudicada em alguns momentos. “Fui vítima de injustiças. Em Interlagos, por exemplo, fiz uma ultrapassagem normal e fui mal interpretada e punida com 30 segundos. Achei essa punição injusta”, contou a piloto, que cruzou a linha de chegada em segundo, mas acabou caindo para sexto lugar devido à penalização.

No domingo, Bia abandonou após seu carro tocar no de Felipe Lapenna. “Acho que ele deveria ter sido punido logo após ter tocado também no Salustiano, e não depois do fim da prova. Eu ainda cheguei em nono e, com a melhor volta da corrida, terminei o campeonato na terceira posição.”