Sudam: Daniel Landi busca 3º lugar no campeonato

Vice-campeão da Fórmula-3 Light, o piloto Daniel Landi, acredita que em Oberá, nos próximos sábado e domingo (dias 9 e 10 de agosto), poderá conquistar a terceira colocação na classificação geral da Fórmula-3 Sul-Americana, a mais importante categoria continental. Landi, cujo sobrenome é o mesmo do ex-piloto Chico Landi, com quem não tem parentesco, gosta do traçado da pista da cidade argentina, onde será disputada a quinta das nove rodadas duplas da temporada.

“Tivemos problema no carro nas duas primeiras rodadas duplas, mas depois resolvemos. De Paraná até aqui melhoramos bastante e estou somente a um ponto do Henrique Favoretto, que é o terceiro colocado. Quem sabe não dê para sair de Oberá, uma pista que me agrada bastante, com o terceiro lugar garantido”, sonha Landi que no ano passado correu em Oberá com o F-3 Light.

Em sua primeira temporada com os potentes carros de 230 cavalos da F-3 Sul-Americana, além das naturais dificuldades de adaptação, Daniel Landi também tem pela frente o fantasma da falta de patrocinadores. Com mais dinheiro ele teria possibilidade de treinar mais. Contando com os patrocínios da Draft, UCR, Diário do Grande ABC e Banco Peugeot Finance, ele tem de tomar muito cuidado com o carro da Equipe Avallone Motorsports:

“Tenho uma preocupação muito grande e não posso andar rápido como gostaria, pois se bater o carro a coisa se complica em termos financeiros. Assim, sou obrigado a andar bem abaixo do limite. Por todas essas circunstâncias, se eu terminar o campeonato em terceiro estará muito bom”.

Daniel Landi sabe que existe grande diferença entre ele e os dois

primeiros. O líder Danilo Dirani tem 127 pontos contra 114 do segundo

colocado Lucas di Grassi. Em quarto lugar, Landi tem 61 enquanto o terceiro Favoretto tem 62 pontos. Daniel quer fazer mais uma temporada na F-3 Sul-Americana e seguir o mesmo caminho do campeão de 2002 Nelsinho Piquet, que se transferiu para a F-3 Inglesa, onde tem conquistado relativo sucesso. Depois Landi planeja vôos mais altos.

“O Nelsinho está abrindo as portas e se o Danilo e o Lucas forem e também se derem bem, as coisas tendem a melhorar. Seria bom aprender sobre o trabalho e as pistas na Europa. Mais uma vez o problema é o preço. Aí, os Estados Unidos seriam a saída, pois o Thiago Medeiros (ex-piloto da F-3 Sul-Americana) está lá e andando bem. Na minha opinião, fazer uma boa temporada na F-Cart me parece o melhor caminho para chegar na Fórmula-1”, completou o piloto de 19 anos.

Devido à greve dos funcionários da Receita Federal do Brasil, os caminhões das equipes brasileiras tiveram problemas na fronteira do país com a Argentina. Até o final da tarde os veículos estavam em Foz do Iguaçu aguardando uma definição e ainda não tinham conseguido entrar na Argentina.

Classificação da Fórmula-3 Sul-Americana

1) Danilo Dirani, 127

2) Lucas di Grassi, 114

3) Henrique Favoretto, 62

4) Daniel Landi, 61

5) Fernando Rees, 60

6) Alan Hellmeister, 57

7) Xandynho Negrão, 47

8) Luc Baumer, 35

9) Daniel Scandian, 18

10) Juliano Moro, 16

11) Jaime Câmara, 15

12) Rodrigo Ribeiro (*), 12

13) João Barion, 12

14) Bruno Bari (*), 5

15) Hybernon Cysne, 3

16) Thiago de Roure (*), 2

17) Daniel Lancaster, 1

18) Paulo Salustiano, 1

Fórmula-3 Light

1) Rodrigo Ribeiro, 147

2) Bruno Bari, 101

3) Daniel Lancaster, 95

4) Paulo Salustiano, 58

5) Thiago de Roure, 40

6) Fábio Casagrande, 16

7) Federico Lifschtz, 16

8) Pedro Larriera, 6

A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. O patrocínio é da Pirelli.