Categoria tem estreia de gala na China

Foi com três corridas absolutamente emocionantes que a Superleague Formula by Sonangol estreou na China neste fim-de-semana, no Circuito Internacional de Ordos, com o FC Porto somando dois pódios, um deles na Super Final, depois de Franck Perera ter sido penalizado por ter ocupado o lugar errado no grid de partida.

Mais atrás, em 12º, ficava Bamber. Contudo, o resultado era mais que suficiente para o piloto levar o carro do FC Porto a alinhar na Super Final, ao lado de Perera, Rigon, Buurman, Hanley e Wissel.

Na Super Final, e um pouco ao contrário do que costuma ser habitual neste sprint de cinco voltas em busca do cheque de 100.000 euros, nada se decidiu com a partida… ou quase nada. Wissel, que tinha a vantagem da pole, abalroado por trás, por Hanley à entrada na primeira curva, com os dois a ficarem logo de fora.

Assim, e graças a uma excelente largada, Perera disparava para a frente da corrida enquanto atrás dele Bamber e Rigon levavam a cabo uma luta absolutamente emocionante pelo segundo posto até ao agitar da bandeira quadriculada. Os pilotos trocaram de posições algumas vezes, mas foi o homem do FC Porto quem levou a melhor ao assumir o segundo lugar na penúltima volta.

Contudo, Perera acabaria por ser penalizado em três segundos por ter ocupado a posição errada no grid de partida. Uma distração que saiu cara ao jovem piloto francês, que se viu assim relegado para segundo depois de ter cruzado a linha de chegada em primeiro, e que levou também a que tivesse de trocar o cheque de 100.000 euros com Bamber, que inicialmente tinha recebido o de 75.000.

Com tão animada luta Yelmer Burrman acabou por se aproximar dos três primeiros, mas não logrou chegar ao pódio, já que o italiano Rigon manteve a calma e garantiu o terceiro posto, atrás de Bamber, o bastante para o RSC Anderlecht manter a liderança do Campeonato com 635 pontos, seguido do FC Basel (628), Tottenham Hotspur (616), Olympiacos (616) e AC Milan (591), isto enquanto o FC Porto é agora nono.