Como entrar nos eSports: pilotos virtuais dão dicas para primeiros passos

O automobilismo virtual tem ganhado cada vez mais força tanto em pilotos amadores quanto profissionais. Seja para treinar, se manter em forma ou apenas um hobby, nunca é tarde para ingressar no mundo dos eSports.

A importância dos simuladores está, inclusive, cada vez maior. Se profissionais como Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Charles Leclerc são exemplos que estão nas provas do AV, o caminho inverso também começa a ser feito.

No Brasil, há o exemplo de Jeff Giassi, vencedor do campeonato virtual da Porsche Cup e que depois foi campeão da Porsche Endurance Series com Enzo Elians. Tem também Gustavo Ariel, vice-campeão do mesmo campeonato da Porsche e que ganhou um teste com um carro da categoria.

Pensando nisso, a dupla decidiu dar dicas para quem está pensando em começar a competir nos eSports. “As dicas para chegar nesse mundo é ser muito resiliente, ter muita fé, as coisas não acontecem do dia para a noite”, comentou Ariel ao F1Mania.net.

“É preciso treinar muito para conseguir andar na frente, e também estar atrelado com boas pessoas, fazer coach também ajuda para começar, saber onde vai dar os primeiros passos. E, acima de tudo, estudar bastante”, completou.

Jeff já deu dicas mais técnicas para os primeiros passos dentro do AV. “As dicas é primeiro, compre um volante, os de entrada são Logitech, não precisa ser o melhor, mas um que te dê uma base para conseguir competir. É uma boa preparação antes de entrar no nível profissional”, contou.

“Também recomendo o simulador iRacing, tem um custo um pouco elevado, mas comparado com os outros simuladores é muito fácil de instalar, de configurar. Tem outros que são muito bons, mas exigem um conhecimento não só de computação, mas do próprio simulador, um pouco mais avançado para ter ele bem configurado”, continuou.

“Gosto muito do iRacing, tem corrida de hora em hora, tem vários níveis e é um simulador muito bacana. Compra um volante e faz assinatura do iRacing”, concluiu.