Com Felipe Nasr, Porsche vence as 24 Horas de Daytona. Daniel Serra triunfa na GTD Pro

A Porsche Penske venceu neste domingo (28) as 24 Horas de Daytona, corrida que abriu a temporada 2024 da IMSA. Felipe Nasr, Dane Cameron, Matt Campbell e Josef Newgarden garantiram a vitória em uma disputa das mais duras com a Whelen Cadillac, mas, com o brasileiro ao volante, conseguiu segurar o ataque de Tom Blomqvist para garantir a primeira vitória da marca alemã na prova disputada no Daytona International Speedway desde 2003.

O resultado representa a quarta vitória seguida de uma equipe com pilotos brasileiros na mais tradicional prova de endurance dos Estados Unidos. Nos últimos três anos, Helio Castroneves venceu a prova, fosse com a Wayne Taylor, fosse com a Meyer Shank. O triunfo é o 11º do País em Daytona, e Nasr se tornou o sétimo a vencer a prova, se juntando a Castroneves, Pipo Derani, Christian Fittipaldi, Tony Kanaan, Oswaldo Negri e Raul Boesel.

A prova foi protagonizada por uma disputa entre o Porsche Penske número 7 e a Whelen Cadillac, que entrou na hora final na liderança, perdendo-a na parada dos boxes ocorrida sob bandeira amarela. O trio teve Pipo Derani, Jack Aitken e Tom Blomqvist, que fechou a corrida. A Wayne Taylor Racing/Andretti, com Jordan Taylor, Louis Deletraz, Colton Herta e Jenson Button, completou o pódio.

Com o outro Porsche Penske, Nick Tandy, Mathieu Jaminet, Kevin Estre e Laurens Vanthoor completaram a prova em quarto, seguidos por Gianmaria Bruni, Neel Jani, Alessio Picariello e Romain Dumas, com um Porsche da Proton Competition. O BMW RLL de Augusto Farfus, Jesse Krohn, Phillipp Eng e Dries Vanthoor enfrentou problemas durante a corrida e completou em oitavo, 16 voltas atrás.

Pela LMP2, a Era Motorsport ficou com a vitória com Dwight Merriman, Ryan Dalziel, Connor Zilsch e Christian Rasmussen, que fechou a corrida. A Crowdstrike, com George Kurtz, Colin Braun, Toby Sowery e Maithe Jakobsen, terminou em segundo, seguidos por Felipe Fraga, Felipe Massa, Gar Robinson e Josh Burdon. Pietro Fittipaldi, que correu pela InterEuropol com Jakub Smiechowski, Nick Boulle e Tom Dillmann, foi o quarto colocado.

Um piloto brasileiro também venceu na classe GTD Pro: Daniel Serra, que dividiu a pilotagem de uma Ferrari da Risi Competizione com Davide Rigon, Alessandro Pier Guidi e James Calado. O quarteto chegou a cair para a última posição e teve de cumprir uma punição ao longo da prova, mas se recuperou e terminou a prova com a vitória.

A segunda posição ficou com o Porsche da AO Racing, que contou com Laurin Heinrich, Seb Priaulx e Michael Christensen, que não conseguiu acompanhar o ritmo de Serra após a última relargada, ocorrida quando restavam 30 minutos para o final da prova. Bryan Sellers, Madison Snow, Neil Verhagen e Sheldon van der Linde, com um BMW da Paul Miller, completaram o top-3.

Pela GTD, a vitória ficou com o Mercedes da Winward pilotado por Russell Ward, Philip Ellis, Indy Dontje e Daniel Morad. A Ferrari da AF Corse, com Simon Mann, François Heriau, Miguel Molina e Kei Cozzolino, completou a prova com a segunda posição. Manny Franco, Albert Costa, Alessandro Balzan e Cedric Sbirrazzuoli, com uma Ferrari da Conquest, fechou a lista dos três melhores da prova.

A temporada 2024 da IMSA terá sequência no dia 16 de março, com outra prova clássica do endurance mundial: as 12 Horas de Sebring, também marcada para o estado americano da Florida.