Exposição marca início do Ano Ayrton Senna do Brasil no Japão

O Instituto Ayrton Senna, em parceria com o jornal Mainichi Newspaper e a loja de departamento Takashimaya, inaugurou em 28 de abril a exposição Ayrton Senna No Limits que acontece na Takashimaya Shinjuku em Tóquio. O evento permanece aberto ao público até dia 10 de maio.

A inauguração contou com a presença de membros da embaixada brasileira no Japão, do diretor de Marketing do Instituto Ayrton Senna, Rodrigo Silveira e diversos convidados locais. Um público de cerca de 5.000 pessoas passou pela exposição em seus dois primeiros dias de funcionamento. “Na montagem da exposição tivemos o cuidado de escolher itens que tivessem maior relevância para o público japonês, como o troféu e a garrafa de champanhe do GP do Japão de 1993 e as peças autografadas pelo Zico”, destacou Rodrigo Silveira.

Na saída, as pessoas podem deixar mensagens de carinho na parede formando um grande mural de homenagens ao piloto tricampeão nos mais diversos idiomas (japonês, inglês, português, espanhol), reunindo demonstrações de afeto dos fãs de todo o mundo.

Painéis informativos com detalhes sobre a carreira de Ayrton Senna desde sua estréia no kart até 1994 na Williams fazem parte da exposição, assim como itens importantes na sua carreira e em sua relação com o Japão que foram minuciosamente escolhidos. O povo japonês sempre teve especial admiração por Senna, não só por suas vitórias e sua forte relação com a Honda, mas também pela sua dedicação e concentração.

Entre os itens expostos estão:

· McLaren MP4/6 fornecida pela Honda e pilotada pelo Ayrton em 1991.

· Macacão e capacetes fornecidos pela Honda usados pelo Ayrton em 1991.

· Macacão e capacete usados em 1984 em sua primeira temporada na F1 pela Toleman.

· Troféus de campeão mundial de construtores de 1988 e 1991 fornecidos pela Honda.

· Conjunto completo com macacão, sapatilha, luvas, capacete e balaclava usados pelo Ayrton em 1993.

· Camiseta e bola de futebol, assinados e dados ao Ayrton pelo atual técnico da seleção japonesa de futebol, o brasileiro ZICO, em encontro que tiveram em 19/10/1993.

Troféus:

· Vencedor do GP Brasil de 1993.

· Vencedor do GP Japão 1993.

· Vencedor do GP Mônaco 1992.

· Campeão Mundial dado pela FIA em 1988.

· Garrafa de Champagne de vencedor do GP Japão de 1988.

Além dos objetos relacionados à sua carreira nas pistas, estão expostos diversos itens pessoais de Ayrton Senna, incluindo a reprodução de seu escritório em Portugal.

O Instituto Ayrton Senna realiza, durante todo o ano de 2004, homenagens ao tricampeão Ayrton Senna, por meio de vários eventos, no Brasil e no exterior. Essas ações, que levam o nome de Projeto Ayrton Senna do Brasil, têm como objetivo reafirmar importantes valores de Ayrton Senna, como determinação, motivação, perseverança, orgulho de ser brasileiro, otimismo, busca incansável pela perfeição e vitória.

O Ano Ayrton Senna do Brasil e Ayrton Senna No Limits (no exterior) vêm sendo viabilizados por meio de parcerias dentro e fora do Brasil.