Suzuki confirma Joan Mir, campeão da Moto3, para as temporadas de 2019 e 2020

O atual campeão mundial da Moto3 será parceiro de Alex Rins na Team Suzuki Ecstar por dois anos

Após semanas de rumores, foi confirmado que Joan Mir irá juntar-se à Team Suzuki Ecstar na MotoGP em 2019 e 2020. O jovem de 20 anos é o atual campeão da Moto3 e estará ao lado de Alex Ring – continuando a filosofia da Suzuki de procurar continuamente jovens talentos para receber e ajudar a crescer, com Rins agora como finalista de pódio e considerado o pilar do projeto de fábrica de Hamamatsu.

Mir estreou na Moto3 em 2015 no GP da Austrália e correr na mesma categoria nas temporada de 2016 e 2017. Apesar de ser um ano de aprendizado para ele, em 2-16 ele conseguiu três pódios com uma vitória inaugural, com um segundo e um terceiro lugar, além de se preparar para a disputa pelo título da temporada seguinte. Em 2017, ele conseguiu dez vitórias, dois segundos lugares e um terceiro lugar para um total de 13 pódios e o título – tornando-se o primeiro piloto desde Marc Marquez a levar dez vitórias em uma temporada na categoria de entrada. Atualmente na Moto2, Mir já conquistou os dois primeiros pódios da categoria intermediária e está em quinto na classificação de pilotos.

“Como equipe, sempre tentamos pensar em planos de desenvolvimento de longo prazo, o que inclui também fazer algumas apostar em jovens que sentimos que podem ser um investimento para o futuro”, explica Shinichi Sahara, líder do projeto.

“Fizemos em nosso ano de estreia em 2015, voltamos a fazer em 2017, quando assinamos com o estreante Alex Rins, que foi confirmado também para este ano, e estamos confirmando o contrato de Joan Mir.

“Ele é um jovem talento que gostaríamos de ver crescer e nos ajudar a desenvolver a GSX-RR e toda equipe.”