Depois de meses de rumores, a MotoGP finalmente oficializou seu regulamento técnico para a temporada de 2027. O campeonato espera reduzir a velocidade das motos através do motor e também por uma restrição aerodinâmica.
Confira o comunicado oficial:
MOTORES
A partir de 2027, o tamanho do motor será reduzido de 1.000cc para 850cc. Isso diminuirá as velocidades máximas, tornando o esporte mais seguro, e aumentará a quilometragem, o tornando mais eficiente e sustentável. O diâmetro máximo será reduzido de 81 para 75 milímetros, o que também limitará o desempenho. Isso torna os motores mais relevantes para a estrada, ao mesmo tempo que garante que seguirão fazendo a MotoGP tão espetacular como é.
Para tornar o esporte ainda mais eficiente, o número máximo de motores permitidos para cada piloto em uma temporada também será reduzido, de sete para seis.
COMBUSTÍVEL
Tal como já anunciado, a MotoGP correrá com combustível 100% sustentável a partir de 2027 – subindo dos 40% mínimos desde 2024. Como parte dos novos regulamentos, a capacidade do depósito de combustível também será reduzida, de 22 litros para 20, e os pilotos poderão usar 11 litros durante a Sprint.
AERODINÂMICA
A aerodinâmica será reduzida e controlada de forma mais rigorosa a partir de 2027, com o objetivo de minimizar os seus efeitos negativos. A largura da parte superior da carenagem dianteira será 50 mm mais estreita e sua ponta será recuada em 50 mm, reduzindo o efeito da aerodinâmica onde é importante, nas retas e nas áreas de frenagem. Isso criará corridas ainda mais disputadas, com ainda mais ultrapassagens.
Na traseira, a aerodinâmica atrás do piloto fará parte da homologação a partir de 2027, e as equipes só poderão atualizá-la uma vez por temporada para controlar custos.
RIDE-HEIGHT DEVICES E HOLESHOT
Na nova era a partir de 2027, todos os dispositivos de altura e holeshot serão banidos. Isso controlará o desempenho e tornará o esporte mais seguro, especialmente durante o início da corrida. Isso também dará ainda mais importância à habilidade de cada piloto, e visa aumentar a sua capacidade de ultrapassagem.
DADOS DE GPS
Para nivelar ainda mais o grid, os dados de GPS de todos os pilotos estarão disponíveis para todas as equipes após cada sessão. Fornecer dados a todos os competidores oferece melhores oportunidades de progresso para as equipes e pilotos com menor desempenho, e a um custo controlado. O acesso a esta gama de dados ajudará a tornar o esporte mais seguro e também aumentará o nível de conhecimento disponível para os fãs de todo o mundo.
CONCESSÕES
O atual sistema de concessão, introduzido no final da temporada de 2023, continuará – mas à medida que os novos regulamentos técnicos entrarem em vigor em 2027, todos os fabricantes começarão a temporada na Classificação B. Serão então avaliados novamente no meio da temporada, no verão de 2027, podendo aumentar ou diminuir a classificação pra ter acesso a mais ou menos concessões. Este sistema reativo significa que o desempenho dos fabricantes é levado em consideração desde o primeiro dia, mantendo o grid o mais próximo possível à medida que uma nova era começa.