Ducati com Dovizioso vence o GP da Itália em Mugello

O piloto da Ducati, Andrea Dovizioso, garantiu sua primeira vitória na temporada da MotoGP 2017 depois de uma corrida emocionante em sua “casa” Mugello, vencendo o líder do campeonato, Maverick Vinales.

Com uma intoxicação alimentar, Dovizioso não participou do warm-up e parecia um improvável candidato a vitória.

Jorge Lorenzo passou Valentino Rossi e assumiu a liderança provisória na segunda volta, mas o espanhol não conseguiu segurar o primeiro lugar e foi perdendo posições.

A corrida se desenvolveu com uma disputa intensa entre os quatro primeiros. Superando Rossi na Curva 4, Vinales liderava seguido por Rossi, Dovizioso e a Pramac Ducati de Danilo Petrucci.

Vinales esteve em vantagem durante boa parte da corrida e estava pronto para conquistar sua quarta vitória em seis corridas, mas Dovizioso acompanhava de perto a dupla da Yamaha e conseguiu a ultrapassagem na volta 14.

Ao mesmo tempo, Petrucci passou a frente de Rossi e assumiu a terceira posição e logo em seguida ultrapassou Vinales para ser o segundo, permitindo que Dovizioso abrisse boa vantagem na liderança.

Vinales ultrapassou Petrucci na volta 20 e retomou a segunda colocação, mas Dovizioso já estava muito longe. O piloto da Ducati cruzou a linha de chegada 1.281s de vantagem para Vinales e conseguiu sua terceira vitória na carreira da MotoGP com Vinales em segundo e Petrucci em terceiro.

A corrida

Valentino Rossi fez uma boa largada e assumiu a liderança, mas ambos foram superados por Jorge Lorenzo que largou na sétima posição.

Lorenzo e Rossi trocaram posições na dianteira durante as primeiras voltas, mas Rossi conseguiu superar Lorenzo que perdia posições até ocupar a sétima colocação.

A Yamaha então garantia uma dobradinha com Rossi e Vinales, foi quando Vinales ultrapassou Rossi na Scarperia para liderar a corrida enquanto Dovizioso e Petrucci avançavam pelo pelotão.

Dovizioso então superou Rossi e Vinales para ser o primeiro e Petrucci passou Rossi para assumir a terceira posição.

Petrucci ultrapassou Vinales na volta seguinte e era segundo, deixando Dovizioso livre para ampliar sua vantagem na liderança.

Vinales ainda recuperou o segundo lugar a quatro voltas do fim, mas não conseguiu se aproximar de Dovizioso.

Foi a primeira vitória da Ducati em Mugello desde 2009. Vinales e Petrucci completaram o pódio, enquanto Rossi, terminou na quarta posição.

Alvaro Bautista, da Aspar, superou o atual campeão do Mundo, Marc Marquez, para ser o quinto colocado.

Dani Pedrosa, companheiro de equipe de Marquez na Honda, terminou fora da corrida, depois de tentar uma ultrapassagem frustrada sobre Cal Crutchlow na última volta e tirar os dois pilotos da corrida.

Johann Zarco teve uma boa recuperação para terminar em sétimo, enquanto Jorge Lorenzo foi apenas o oitavo.

O piloto da Ducati, Michele Pirro, largou na segunda fila do grid mas perdeu muitas posições logo na primeira volta. Ele ainda conseguiu se recuperar para terminar em nono, a frente de Andrea Iannone da Suzuki que fechoi o top 10.

Tito Rabat foi o 11o. com Scott Redding, Jonas Folger, Hector Barbera e Jack Miller completando a zona de pontuação.

 

Resultado Final – GP da Itália – MotoGP:

  1. Andrea Dovizioso (Ducati)
  2. Maverick Vinales (Yamaha)
  3. Danilo Petrucci (Pramac)
  4. Valentino Rossi (Yamaha)
  5. Alvaro Bautista (Aspar Ducati)
  6. Marc Marquez (Honda)
  7. Johann Zarco (Tech3 Yamaha)
  8. Jorge Lorenzo (Ducati)
  9. Michele Pirro (Ducati)
  10. Andrea Iannone (Suzuki)
  11. Tito Rabat (MVDS Honda)
  12. Scott Redding (Pramac Ducati)
  13. Jonas Folger (Tech3 Yamaha)
  14. Hector Barbera (Avintia Ducati)
  15. Jack Miller (MVDS Honda)
  16. Karel Abraham (Aspar Ducati)
  17. Sylvain Guintoli (Suzuki)
  18. Loris Baz (Avintia Ducati)
  19. Sam Lowes (Aprilia)
  20. Bradley Smith (KTM)
  • Cal Crutchlow (LCR Honda) – não completou
  • Dani Pedrosa (Honda) – não completou
  • Aleix Espargaro (Aprilia) – não completou
  • Pol Espargaro (KTM)