Dovizioso receberá título de “Lenda da MotoGP” no GP da Itália

O italiano Andrea Dovizioso, piloto da MotoGP entre 2008 e 2022 e campeão de 125cc em 2004, receberá o título de Lenda da MotoGP no GP da Itália deste ano. O piloto foi vice-campeão três vezes, entre 2017 e 2019, e conquistou 15 vitórias. Mas, mais importante, foi o principal piloto responsável pelo renascimento da Ducati na classe principal.

Apesar da extensa carreira, que também inclui vice-campeonatos de 250cc em 2006 e 2007, Andrea se disse espantado com a nomeação.

“Quando me contaram, fiquei muito surpreso”, admite Dovizioso, dono de 24 vitórias e 103 pódios nas três categorias.

“Ver a lista de lendas agora é uma sensação agradável por saber que o meu nome vai ser adicionado ali. Tive uma longa carreira, mas não esperava ser nomeado ‘Lenda da MotoGP’, muito menos tão cedo. Estou ansioso para voltar ao paddock para visitá-lo. Ser incluído nessa lista no GP da Itália torna tudo realmente especial. Estou surpreso e muito feliz, feliz por me tornar uma lenda”.

Além de Dovizioso, o ano de 2023 terá outro piloto se transformando em lenda. Ele será o alemão Hans-Georg Anscheidt. Nascido em 1935, ele se tornou um dos pilotos de 50cc mais bem-sucedidos no início do mundial. O piloto estreou no mundial em 1962 e foi campeão pela primeira vez em 1966 e repetiu a conquista nos dois anos seguintes.

Dovizioso e Anscheidt se juntam à lista de “Lendas da MotoGP” já composta por Valentino Rossi, Giacomo Agostini, Hugh Anderson, Kork Ballington, Max Biaggi, Alex Crivillé, Mick Doohan, Stefan Dörflinger, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Nicky Hayden, Jorge Lorenzo, Daijiro Kato, Eddie Lawson, Marco Lucchinelli, Randy Mamola, Anton Mang, Jorge ‘Aspar’ Martinez, Angel Nieto, Dani Pedrosa, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Kenny Roberts Jr, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Luigi Taveri, Carlo Ubbiali e Franco Uncini.

Ducatis e Aprilias voando, Honda e Yamaha com trabalho a fazer. A análise do 1º teste da MotoGP em 2023 no FullGas Podcast!