Pilotos e equipes ganham patrocínio da Motul no Sertões

A subsidiária brasileira marca francesa de lubrificantes aposta em nomes fortes do cenário do off-road nacional e promete mais novidades no automobilismo ainda em 2020

Às vésperas da largada da 28ª edição do Sertões, no próximo sábado, 31 de outubro, a Motul Brasil anuncia mais investimentos, agora em equipes e pilotos, da maior competição off-road do País, da qual é patrocinadora, além de ter os naming rights da categoria Self, disputada por pilotos de moto sem equipes, e de ser fornecedora de lubrificantes para todos os competidores.

Os novos patrocínios foram distribuídos entre nomes expressivos do universo do rally de diversas categorias.

Na categoria Carros estão a X Rally Team e a dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti, e a MEM Motorsport e a dupla Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio.

Na categoria UTV estão a Torres Racing, e seus pilotos Leandro Torres, Thiago Torres, Nuno Fojo e Amanda Castro; e a Varela Can-Am Monster Energy Divino Fogão, e três de seus pilotos, os irmãos Rodrigo, Gabriel e Bruno Varela, além de Helena Deyama, da equipe Musa, braço do time comandado pelo pai Reinaldo Varela.

Na categoria Moto, os patrocínios são para Moara Sacilotti, da equipe Multiracing/Caminhos da Terra, e para a equipe Brasil Moto Tour, de Dimas Mattos.

Na Self by Motul os pilotos patrocinados são Christian Constantini, Ederson Andreatta, Fabio Danziger, José de Deus, Luciano Pugliese, Luís Santos e Marcos Pereira.

PING-PONG COM GUILLAUME PAILLERET, CEO DA MOTUL BRASIL

Guillaume Pailleret - Motul
Foto: Divulgação

Quais as razões para essa ampliação de patrocínios na competição?
GP: A Motul sempre esteve presente nos Sertões, ainda que de forma indireta. Nas cinco últimas edições, apoiamos equipes com produtos e respaldo técnico. Além do bom relacionamento, sempre houve uma identificação grande entre a Motul e aquilo que o Sertões representa em termos de competição para o esporte e para o País. A Motul está no Brasil há mais de 25 anos e vem estreitando esse relacionamento com o mercado e com os consumidores ano após ano. O novo acordo é mais um passo nesse sentido e também uma forma de agradecer a quem nos recebeu tão bem. A parceria com os Sertões é um jeito de dizer que a Motul está mais brasileira que nunca!

Neste ano, além das iniciativas no Sertões, a Motul Brasil anunciou patrocínio ao Mercedes-Benz Challenge, além de fornecer lubrificantes; a dois dos três pilotos da AD Team Brasil no Mundial de Supersport 300; e à equipe KTM no Brasileiro de Motocross. Há mais algum patrocínio a ser anunciado?
GP: Mesmo em um ano atípico, nos mantivemos firmes em nosso propósito de incentivo ao esporte. Nossos produtos são forjados e testados nos maiores laboratórios do mundo: as pistas. Apesar de muitos já estarem pensando em 2021, ainda temos negociações em andamento que podem, sim, gerar alguma novidade ainda para este ano.

Além dos patrocínios anunciados, a marca Motul está presente em outras categorias. Como isso ocorre?
GP: Nós temos uma política muito clara de utilizar o patrocínio como ferramenta de incentivo ao esporte. Ele faz parte do nosso DNA e é fundamental para fortalecer o nosso relacionamento com o mercado. A nossa rede de distribuição também é incentivada a atuar da mesma forma. Hoje, trabalhamos tanto com apoios diretos, como também há espaço para os nossos distribuidores ativarem as suas próprias ações de patrocínio, trabalhando a marca cuja camisa vestem com orgulho.

Você está no comando da Motul Brasil há pouco mais de um ano, e nesse tempo houve expansão dos investimentos em esporte a motor. Como avalia o posicionamento atual da marca no mercado nacional?
GP: O esporte à motor faz parte do nosso DNA. Nossos produtos são desenvolvidos e testados em competições como Dakar, MotoGP, 24h de Le Mans, IMSA, Ilha de Man, Sertões, que são, sem dúvida, algumas das disputas mais desafiadoras do mundo. A Motul tem um compromisso de qualidade com o esporte. Não estamos ali apenas para incluir adesivos nos veículos e bandeiras no circuito. Estamos ali para colocar à prova a qualidade de que tanto falamos! Esse posicionamento global se traduz também no mercado nacional e está completamente atrelado à oferta máxima de qualidade. Independentemente da máquina ou do motor, o consumidor merece sempre o melhor.

Quais são os planos de marketing da Motul para o esporte a motor em 2021?
GP: Seguimos firmes com o nosso compromisso de manter a paixão pela velocidade e pelo competição no Brasil. Prova disso é que já temos contrato assinado com o Sertões para 2021, que promete ser ainda mais desafiador e grandioso!

 

Estela Craveiro (MTb 15.590/SP) é uma jornalista paulistana experiente em muitas áreas, entre elas negócios, marketing e automobilismo, setor que descobriu como repórter do jornal de economia Gazeta Mercantil, no fim dos anos 1990, e com o qual se manteve envolvida até metade da década passada, como repórter, criadora de sites e assessora de imprensa de pilotos. Agora, retorna ao esporte a motor com o F1Mania.net, para trazer matérias, entrevistas e notas sobre marketing esportivo. E-mail para contato: [email protected]