Eric Granado: “Hoje em dia, marketing é tudo; é assim que funciona”

Tetracampeão do SuperBike Brasil com a Honda Racing, campeão europeu de Moto2 de 2017,  também com a Honda, e contratado pela WithU Motorsport  para disputar a MotoE em 2021, o piloto brasileiro valoriza o trabalho em equipe e capricha nas redes sociais e atividades fora das pistas

A pandemia de covid-19 tornou este um ano difícil para todos. Mas, para Eric Granado, o principal nome do motociclismo nacional da atualidade, 2020 termina também com saldo positivo. Ele faturou o campeonato da SuperBike Brasil, tornando-se tetracampeão da principal competição da modalidade no País. Foi convidado pela Honda Brasil para disputar a última etapa da temporada do Mundial de SuperBike. E foi contratado pela WithU Motorsport para pilotar a Energica EGO Corsa, em 2021, na sua terceira temporada na Moto E, cujo calendário começa em março. A WithU Motorsport faz parte da estrutura técnica da One Racing Energy, organização que possui operações também na Moto3, na Moto2 e MotoGP, que é o grande foco do piloto.

Eric Granado - Honda
Foto: Divulgação

Para chegar lá, o paulistano Eric Granado, de 24 anos, dá um duro danado em uma trajetória sinuosa que começou aos seis anos de idade, quando ganhou sua primeira motinho de presente do pai, que corria de moto, e deu início à sua carreira criando competições para que ele pudesse participar. Aos nove anos de idade, em 2006, Eric foi correr na Europa, onde ficou até 2014. Em 2015, se tornou piloto da Honda Racing no Brasil, e em 2019 começou a disputar a MotoE, na equipe Avintia, em que permaneceu até 2020. Hoje, ele acumula 13 títulos, incluindo o de campeão europeu de Moto2, em 2017, com a Honda.

Eric Granado - Honda
Foto: Divulgação/ Moto E

Eric é enfático ao dizer que sua família tornou possível correr atrás do seu sonho: “Sem meus pais eu não teria chegado a lugar algum. Eles fizeram um investimento muito grande no começo da minha carreira. Depois, pelos resultados, e tudo que foi demonstrando, foram chegando os patrocinadores. A grande maioria deles por amigos e conhecidos do meu pai, da minha mãe, de pessoas que a gente conhecia. Isso foi importantíssimo para dar o pontapé inicial. Foram muitas pessoas e investidores, que nem são patrocinadores, pessoas que realmente quiseram me ajudar. Aí  vieram os patrocinadores que realmente bancaram a minha carreira dali em diante”.

Eric Granado - Honda
Foto: Ricardo Santos/ Mundo Press

Apenas após uns cinco anos na Europa é que a família deixou de ser sua principal investidora. À medida que os patrocinadores foram apostando em seu talento, foi aumentando sua dedicação ao marketing e a equipe para cuidar disso. Atualmente, à parte ser piloto oficial do time da Honda Racing Brasil, Eric conta com o patrocínio de Oakley, Euro Capital (Grupo Venzo Brasil), Shark, CrossFox e Thinkers, além de ter o apoio de Alpinestars, Orbea, Marazul, Edge e Frota. A maioria das marcas está com ele há anos. Ao longo desta temporada, chegaram a Euro Capital e a Thinkers, que passou a produzir vídeos para suas redes sociais, outros saldos positivos de 2020 para Eric Granado.

Eric Granado - Honda
Foto: Ricardo Santos/ Mundo Press

Avançando, ele aprendeu muita coisa, como delegar poderes e responsabilidades: “Tem um staff grande para que tudo possa acontecer. Não consigo nada sozinho”. Seus pais já não investem, mas trabalham na gestão de sua carreira, e, principalmente, frisa o piloto, ajudam nas decisões: “Escolhem junto comigo o melhor caminho a seguir. Isso é fundamental. Por mais que a gente tenha hoje patrocinadores grandes, se você não souber o caminho a seguir, não serve de nada”.

Eric Granado - Honda
Foto: Divulgação

O pai é seu empresário no Brasil; a mãe administra tudo; a irmã, que já cuidou de suas redes sociais e hoje tem seu próprio negócio, ajuda quando precisa; e outro empresário cuida de sua carreira na Europa. Além disso, há sua grife, a EG51, que vende itens como camisetas e bonés na loja virtual EG51 Store, e, sempre que possível, está presente fisicamente em eventos de patrocinadores de que o piloto participa.

Outro grande aprendizado foi no campo do marketing, que hoje toma boa parte do seu tempo fora das pistas: “Tento dar o meu melhor, retribuir, dar o retorno que o patrocinador busca. Temos um plano de marketing bem forte além das competições e das marcas expostas. O trabalho fora da pista é muito importante, as redes sociais também, e participar de eventos para estar próximo dos clientes do patrocinador, ajustando as ações para cada demanda de cada patrocinador. Hoje em dia, marketing é tudo; é assim que funciona”.

Eric Granado - Honda
Foto: Divulgação/ Mundo Press

E, às vezes, as coisas se cruzam completamente. Foi assim que em novembro de 2020, ele correu no Mundial de SuperBike, convidado pela Honda do Brasil, acompanhado do chefe de equipe da Honda Racing Brasil de Motovelocidade, Reinaldo Campos, por várias razões, conta Odair Dedicação Junior, gerente de marketing da Honda Motos: ”O principal motivo foi ter o primeiro contato em pista com a nova moto CBR 1000RR-R Fireblade SP em condições de competição, modelo confirmado para o mercado brasileiro em 2021, além do intercâmbio com a equipe MIE Racing Honda Team para troca de conhecimentos dos times e dos competidores que disputam o Mundial e o relacionamento com os mecânicos e chefes de equipe do campeonato. Essa troca de informações e de experiências é muito importante para a equipe brasileira como um todo”.

Eric Granado - Honda
Foto: Divulgação

A Honda do Brasil, aliás, está plenamente satisfeita com o bom resultado do seu investimento em Granado, diz Dedicação Junior: “O retorno é muito positivo para a Honda, por ter o melhor piloto brasileiro da modalidade defendendo as nossas cores junto ao time Honda Racing, que evolui a cada temporada, estabelece novos recordes e conquista títulos. Juntos, conquistamos o título inédito do Campeonato Europeu de Moto2, em 2017, e o tetracampeonato da categoria principal, a SuperBike Pro, com a motocicleta CBR 1000RR Fireblade SP, no SuperBike Brasil”.

Estela Craveiro (MTb 15.590/SP) é uma jornalista paulistana experiente em muitas áreas, entre elas negócios, marketing e automobilismo, setor que descobriu como repórter do jornal de economia Gazeta Mercantil, no fim dos anos 1990, e com o qual se manteve envolvida até metade da década passada, como repórter, criadora de sites e assessora de imprensa de pilotos. Agora, retorna ao esporte a motor com o F1Mania.net, para trazer matérias, entrevistas e notas sobre marketing esportivo. E-mail para contato: [email protected]

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Fórmula 1: PILOTOS da F1 elegem os DEZ MELHORES da temporada 2020:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon