Rosenqvist lidera sábado de classificação para as 500 Milhas de Indianápolis

Felix Rosenqvist foi o piloto mais rápido do sábado (20) que abriu a classificação para as 500 Milhas de Indianápolis, mais importante prova do calendário da Indy. Na penúltima hora da atividade realizada no Indianapolis Motor Speedway, o piloto da McLaren marcou uma média de 233.947 milhas por hora em uma sequência de quatro voltas rápidas, garantindo a melhor média do dia no circuito de 2,5 milhas.

A segunda posição ficou com Alexander Rossi, que foi 0.421 milhas horárias mais lento em relação a Rosenqvist. Álex Palou, com um carro da Chip Ganassi, ficou com a terceira colocação na tabela de classificação, sendo seguido por Rinus VeeKay, quarto com um equipamento da Carpenter. Scott Dixon, piloto da Chip Ganassi, foi o quinto melhor, enquanto Tony Kanaan, da McLaren, completou a lista dos seis melhores.

Takuma Sato, mais um piloto da Chip Ganassi, registrou o sétimo tempo da sessão, ficando à frente de Pato O’Ward, oitavo com a McLaren. A nona posição acabou nas mãos de Santino Ferrucci, com um carro da AJ Foyt. Marcus Ericsson, atual vencedor da prova e piloto da Ganassi, foi o décimo, seguido por Benjamin Pedersen, 11º com a AJ Foyt. O grupo dos 12 melhores ainda contou com Will Power, da Penske.

Outro brasileiro do grid da Indy, Helio Castroneves ficou com a 20ª melhor marca com o carro da Meyer Shank, e largará desta posição na próxima semana. Já Sting Ray Robb, da Dale Coyne, Graham Rahal, Jack Harvey e Christian Lundgaard, da RLL, foram os quatro piores e disputarão três vagas no grid neste domingo, com um dos pilotos ficando de fora da prova.

Após a atividade deste sábado, os 12 melhores e os quatro piores voltam à pista neste domingo. Pelas primeiras posições, serão realizadas duas atividades: uma onde os 12 pilotos partem para uma sequência de quatro voltas cada, com os seis melhores se classificando para a decisão da pole position, com nova bateria de quatro voltas. Os últimos quatro pilotos terão uma hora de pista liberada para fazerem sequências de quatro giros, com o pior sendo eliminado.

A edição de número 107 das 500 Milhas de Indianápolis será realizada no dia 28 de maio, a partir do meio-dia.