Lundgaard lidera primeiro treino da Indy para o GP de Portland

Christian Lundgaard foi o mais rápido do primeiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio de Portland, penúltima etapa da temporada 2023 da Indy. Na sessão realizada na noite desta sexta-feira (1) no Portland International Raceway, na capital do estado americano do Oregon, o piloto da RLL anotou na melhor das suas voltas 58s1776, não sendo batido por outros competidores.

A segunda posição ficou com Kyle Kirkwood, piloto da Andretti Autosport que foi 0s1470 mais lento em relação a Lundgaard. Álex Palou, que tem chances de título neste final de semana, colocou a Chip Ganassi na terceira posição, sendo seguido por Pato O’Ward e Felix Rosenqvist, ambos pilotos da McLaren que completaram o top-5 da atividade em Portland.

David Malukas, da Dale Coyne, ficou com o sexto melhor tempo da atividade, terminando logo à frente de Romain Grosjean, sétimo com a Andretti. Rinus VeeKay, da Carpenter, completou a sessão em oitavo, enquanto Alexander Rossi, da McLaren, e Josef Newgarden, da Penske, fecharam o grupo dos dez melhores. Scott Dixon, rival de Palou pelo título, foi o 19º com a Ganassi. Já Helio Castroneves completou o treino em 21º com a Meyer Shank.

A sessão foi cheia de interrupções. Primeiro, Felix Rosenqvist acertou a barreira de pneus, causando a primeira bandeira vermelha do final de semana. Algum tempo depois, Santino Ferrucci deixou o carro morrer após uma rodada, causando nova paralisação. Houve ainda uma rodada de Ryan Hunter-Reay na última curva do circuito que forçou novamente o acionamento da bandeira vermelha.

A programação da Indy em Portland terá prosseguimento neste sábado (2), quando serão realizados o segundo treino livre do final de semana, a classificação, marcada para 16h30, e o terceiro treino. O GP de Portland tem largada marcada para 16h de domingo.