Lenda de Indianápolis, Al Unser morre aos 82 anos

Al Unser, dos mais importantes pilotos da história do automobilismo americano, morreu na madrugada desta sexta-feira (10). O piloto, pai de Al Unser Jr., era um dos quatro pilotos recordistas de vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, a mais importante prova do esporte a motor dos Estados Unidos, com quatro triunfos. O piloto tinha 82 anos e não resistiu a um câncer.

Unser começou a correr em 1964, já pela Indy, então na era USAC, disputando uma corrida em Milwaukee. No ano seguinte, o piloto estreou nas 500 Milhas de Indianápolis, conquistando um nono lugar. Em 1970, veio a primeira vitória na Indy 500, no mesmo ano em que acabou campeão da categoria americana. A segunda vitória no Brickyard veio em 1971.

O americano disputou uma corrida não oficial da Fórmula 1 na Califórnia em 1971, e seguiu na Indy, conquistando sua terceira Indy 500 em 1978. Em 1983, quando estreou pela Penske, garantiu seu segundo título na Indy, e faturou o tricampeonato dois anos depois. Já em 1987, Unser alcançou a quarta conquista em Indianápolis, igualando-se a AJ Foyt.

Unser, que viu o filho, Al Unser Jr. se tornar piloto e também vencer a temporada da Indy e as 500 Milhas de Indianápolis, encerrou a carreira em 1994, quando não conseguiu se classificar para a Indy 500 daquele ano. Desde 2004, “Big Al” passou a batalhar contra um câncer, que lhe tirou a vida no início da manhã desta sexta-feira.

Al Unser é o terceiro piloto da família que vem a falecer apenas neste ano. Bobby Unser, seu irmão e dono de três vitórias em Indianápolis, morreu em maio, enquanto Bobby Unser Jr faleceu seis semanas depois.