Principal nome do País na USF Pro 2000, Kiko Porto disputa neste final de semana a decisão da temporada 2023 da categoria, marcada para o veloz circuito do Portland International Raceway, na capital do estado americano de Oregon. Vice-líder do campeonato, o brasileiro sabe das dificuldades da disputa, mas lutará por seu segundo título em categorias de base da Indy, e se apoia no bom desempenho do último final de semana para e final do campeonato.
Porto chega à decisão 58 pontos distante do líder do campeonato, o americano Miles Rowe. Por se tratar de uma rodada tripla, estarão em jogo 99 pontos, sendo 33 em cada uma das corridas (30 pela vitória, um pela pole position, um pela volta mais rápida e um pelo maior número de voltas na liderança). Mesmo em um cenário complexo, o brasileiro foca esforços em seu próprio trabalho e espera ter condições de faturar o título na última das três corridas.
“Venho de um final de semana praticamente perfeito no Circuito das Américas, onde a gente conseguiu reduzir muito a diferença em relação ao líder do campeonato. Portland é uma pista rápida, e que dá condições de ultrapassagens, então espero por boas corridas. Mas tenho que olhar apenas o meu trabalho, pois só ele me dará condições de me tornar campeão da USF Pro 2000 ao final da etapa”, diz Kiko Porto, que tem os patrocínios de Banco Daycoval, Royal Mortage USA e Lúcio Santana.
A programação da USF Pro 2000 será aberta ainda na quinta-feira (31), quando ocorrem duas sessões de testes. A sexta-feira contará com treino livre, classificação e a primeira corrida do final de semana. O sábado e o domingo contarão com uma prova cada. Todas as corridas da rodada tripla serão transmitidas pelo canal da categoria no YouTube.