Indy: Palou vê Ganassi trabalhar bem nos boxes, vira líder e vence em Mid-Ohio

Álex Palou venceu neste domingo (2) a nona etapa da temporada 2023 da Indy, disputada no circuito de Mid-Ohio, nos Estados Unidos. Com um bom ritmo de corrida e um trabalho bastante eficiente da Chip Ganassi nos boxes, o espanhol tomou a liderança e seguiu para vencer pela quarta vez no ano, e pela terceira corrida seguida.

A segunda posição ficou com Scott Dixon, que completou o 1-2 da Chip Ganassi, terminando pouco mais de oito segundos atrás de Palou. Will Power, da Penske, cruzou a linha de chegada com a terceira colocação, terminando logo à frente de Christian Lundgaard, quarto com a RLL. Scott McLaughlin, da Penske, completou o grupo dos cinco melhores.

David Malukas, com um carro da Dale Coyne, terminou a corrida com a sexta colocação, enquanto Graham Rahal, que largou da segunda posição, foi o sétimo com a RLL. Pato O’Ward fez grande prova de recuperação e levou a McLaren ao oitavo lugar, chegando à frente de Marcus Armstrong, nono com a Chip Ganassi. Alexander Rossi, da McLaren, foi o décimo. Helio Castroneves acabou em 21º com a Meyer Shank.

A temporada da Indy terá sequência no dia 16 de julho, com o Grande Prêmio de Toronto, única visita da categoria em 2023 no Canadá.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Colton Herta mantendo a liderança nos metros iniciais, sendo seguido por Graham Rahal, Kyle Kirkwood, Álex Palou e Christian Lundgaard. Ainda na primeira volta, Felix Rosenqvist e Marcus Ericsson se tocaram, com o piloto da Chip Ganassi quase capotando. O lance provocou a primeira bandeira amarela da corrida.

A prova recomeçou na volta seis com as posições na frente sendo mantidas, enquanto Josef Newgarden pressionava Alexander Rossi pela 12ª colocação. Quem começava a dar um show no pelotão de trás era Pato O’Ward, que tomou a 17ª colocação de Helio Castroneves na décima volta, após largar apenas do 25º posto.

Com 14 voltas, Rahal cortou a vantagem de Herta para um segundo, passando a atacá-lo três voltas depois. O’Ward foi aos boxes na volta 18, enquanto Palou passou por Kirkwood no giro seguinte, mas não sem que o piloto da Andretti rodasse e perdesse posições, o que fez com que Lundgaard e Scott Dixon entrassem no grupo dos cinco primeiros.

Newgarden foi aos boxes na volta 23, enquanto Romain Grosjean e Alexander Rossi trocaram pneus e reabasteceram duas voltas depois. Palou, com um ritmo dos mais fortes, se aproximou dos líderes Herta e Rahal na volta 27, e viu o piloto da Andretti parar nos boxes na volta 28, o que foi feito por Rahal no giro seguinte, e por Palou na 30ª passagem. O piloto da Chip Ganassi retornou à pista na frente dos adversários.

Scott Dixon e Will Power pararam nos boxes na volta 31, com o neozelandês voltando imediatamente atrás de Herta. Palou, por sua vez, passou a abrir grande vantagem sobre Herta, chegando aos 4,4 segundos na volta 32. Quem figurava no top-5 era Pato O’Ward, quarto colocado com a McLaren mesmo em uma estratégia de paradas diferente.

Enquanto Palou disparava mais de sete segundos de frente para Herta na volta 40, quatro voltas depois, no giro 44, O’Ward foi aos boxes para sua segunda parada. O espanhol da Ganassi, porém, viu Benjamin Pedersen, retardatário, trancar sua passagem, o que fez com que a vantagem em relação a Herta despencasse para 4,4 segundos na volta 47. A ultrapassagem veio no giro seguinte.

Rossi foi aos boxes na volta 51, enquanto Newgarden fez o mesmo na passagem seguinte. Palou, o líder, e Dixon trocaram pneus e reabasteceram na volta 53, o que foi feito também por Herta dois giros mais tarde. Power fez seu pit na volta 56, momento em que Herta voltou aos boxes para cumprir uma punição por excesso de velocidade nos boxes. Rahal, por sua vez, deixou o carro morrer em sua parada.

Se Palou seguia na liderança, O’Ward aparecia em segundo, mas dependendo de uma bandeira amarela para economizar combustível. O mexicano foi aos boxes na volta 65, cedendo o segundo lugar para Dixon, retornando à pista na nona posição, tomando o oitavo posto na volta 69 ao superar Rossi, seu companheiro de equipe.

A prova entrou nas dez voltas finais com Palou carregando vantagem tranquila para Dixon, que também não era ameaçado por Power, que se defendia de Lundgaard. Mais atrás, Newgarden passou por Devlin DeFrancesco, que conseguiu se defender do ataque de Romain Grosjean.

A corrida chegou ao final com Palou conseguindo a vitória em Mid-Ohio, seguido por Dixon e Power.