Indy: Newgarden herda pole após punição de McLaughlin em St. Louis

Josef Newgarden conquistou neste domingo (27) a pole position para a etapa de St. Louis, antepenúltima etapa da temporada 2023 da Indy. Na classificação realizada no início desta tarde, o piloto da Penske registrou na sua sequência de duas voltas rápidas o tempo de 49s3448, ficando com a posição de honra para a corrida, também marcada para o domingo.

Apesar de largar na frente, para efeito de estatística, McLaughlin ficará com a posição de honra. O piloto da Penske marcou 49s1936 em sua sequência de voltas. Além do neozelandês, foram punidos Scott Dixon, Álex Palou, Takuma Sato, Kyle Kirkwood e Agustin Canapino.

O vice-líder do campeonato se beneficiou de uma punição contra Scott McLaughlin, que trocou o motor para a etapa deste domingo e perdeu nove posições no grid, perdendo a pole position. Colton Herta, com um carro da Andretti Autosport, partirá da segunda posição, enquanto Pato O’Ward, da McLaren, largará em terceiro, seguido por Felix Rosenqvist, seu companheiro de equipe, e Romain Grosjean, da Andretti.

A segunda posição ficou com Josef Newgarden, piloto da Penske que foi 0s1512 mais lento em relação a McLaughlin. Colton Herta, com um carro da Andretti Autosport, vai largar da terceira posição, dividindo a segunda fila com Pato O’Ward, quarto com o carro da McLaren. O grupo dos cinco melhores foi Romain Grosjean, da Andretti.

A etapa de St Louis da Indy será disputada ainda neste domingo, a partir das 16h30.