Indy: Lundgaard acerta volta no fim e fatura pole position em Toronto

Christian Lundgaard conquistou neste sábado (15) a pole position para a décima etapa da temporada 2023 da Indy, realizada em Toronto. Em uma classificação que começou com pista seca, teve chuva e terminou com o traçado úmido, o piloto da RLL anotou 1min04s1567 na última das suas voltas no Fast Six no circuito montado nas ruas na cidade localizada no Canadá.

A segunda posição ficou com Scott McLaughlin, piloto da Penske que foi 0s3223 atrás do tempo de Lundgaard. Pato O’Ward, da McLaren, vai largar da terceira colocação, dividindo a segunda fila do grid com Marcus Ericsson, quarto com um carro da Chip Ganassi. Felix Rosenqvist, companheiro de equipe de O’Ward, parte em quinto, enquanto Will Power, da Penske, completa a lista dos seis melhores no Canadá.

A segunda rodada da classificação, realizada com pista molhada, mas sem chuva, viu Scott Dixon, da Chip Ganassi, ser o sétimo colocado, dividindo a quarta fila com Kyle Kirkwood, da Andretti. Romain Grosjean, com outro carro da equipe de Michael Andretti, partirá da nona posição, enquanto Marcus Armstrong, da Chip Ganassi, foi o décimo. A sexta fila ainda terá Josef Newgarden, da Penske, e Rinus VeeKay, da Carpenter.

Quem passou perto de avançar ao top-12 foi Helio Castroneves. O piloto da Meyer Shank foi o sétimo em seu grupo e largará da 13ª colocação, tendo Colton Herta, da Andretti, ao seu lado na sétima fila. Outro que não avançou sequer para a segunda rodada da classificação foi Álex Palou, piloto da Chip Ganassi e líder do campeonato, que acabou com o oitavo tempo no primeiro tempo, ficando com o 15º lugar no grid.

A etapa de Toronto da Indy será disputada neste domingo (16), a partir das 14h30.