Colton Herta foi o piloto mais rápido do primeiro treino para a disputa do Grande Prêmio de Monterey, etapa de encerramento da temporada 2023 da Indy. Em uma sessão marcada por cinco bandeiras vermelhas no circuito de Laguna Seca na noite desta sexta-feira (8), o piloto da Andretti Autosport registrou 1min07s5282 na melhor das suas voltas, liderando o treinamento.
A segunda posição ficou com Pato O’Ward, piloto da McLaren que foi 0s0529 mais lento em relação a marca obtida por Herta. Alexander Rossi, com outro equipamento da McLaren, foi o terceiro, sendo seguido por Marcus Ericsson, piloto que se despede da Chip Ganassi neste final de semana. Kyle Kirkwood, da Andretti, foi o quinto.
Juri Vips, com um carro da RLL, foi o sexto colocado, ficando à frente de Graham Rahal, seu companheiro de equipe e sétimo mais rápido. Callum Ilott, da Juncos Hollinger, cravou o oitavo tempo, terminando à frente de Scott Dixon, nono com um carro da Chip Ganassi. O grupo dos dez melhores foi completado por Rinus VeeKay, da Carpenter.
Campeão antecipado da temporada de 2023, Álex Palou teve um desempenho discreto na primeira atividade do final de semana, terminando com o 12º tempo com um carro da Chip Ganassi. Já Helio Castroneves, que faz sua última corrida como piloto regular da Indy, foi somente o 24º colocado com um equipamento da Meyer Shank.
O treinamento contou com algumas paralisações. Primeiro, Romain Grosjean parou na barreira de pneus com o carro da Andretti. Pouco tempo depois, foi a vez de Juri Vips ficar parado na subida antes do saca-rolhas com o equipamento da RLL. Ainda ocorreram bandeiras vermelhas em rodadas de Scott McLaughlin, da Penske, e de Agustín Canapino, da Juncos Hollinger, e em uma batida de Will Power, da Penske.
As atividades da Indy em Laguna Seca terão sequência neste sábado (9), com um treino livre, marcado para 14h, e a classificação, que terá início às 18h. O Grande Prêmio de Monterey será disputado no domingo, com largada marcada para 15h30.