Indy: Herta aparece no fim e fatura pole position em Road America

Colton Herta conquistou neste sábado (17) a pole position para o Grande Prêmio de Road America, oitava etapa da temporada 2023 da Indy. Na parte final do Fast Six no circuito localizado em Elkhart Lake, o piloto da Andretti Autosport registrou na melhor das suas voltas 1min40s1945, garantindo a posição de honra para a corrida marcada para este domingo.

A segunda posição no grid de largada ficou com Pato O’Ward, piloto da McLaren que foi 0s1698 mais lento em relação a Herta. Álex Palou, com um carro da Chip Ganassi, ficou com a terceira posição, e dividirá a segunda fila com Josef Newgarden, piloto da Penske que rodou no Fast Six. Alexander Rossi, piloto da McLaren que liderou os dois treinos livres do final de semana, largará em quinto, seguido por Kyle Kirkwood, da Andretti.

Christian Lundgaard foi o melhor piloto entre os que não avançaram ao Fast Six, e vai largar da sétima posição com o carro da RLL, dividindo a quarta fila com Marcus Armstrong, da Chip Ganassi. Marcus Ericsson, também da Ganassi, partirá da nona posição, enquanto Benjamin Pedersen, da AJ Foyt, marcou o décimo tempo. Santino Ferrucci, da Foyt, e Devlin DeFrancesco, da Andretti, fecham o top-12. Helio Castroneves largará da 26ª posição com a Meyer Shank.

A sessão em Road America também foi das mais agitadas. Ryan Hunter-Reay bateu o carro da Carpenter ainda Q1 e largará da última posição. Quem também teve problemas foi Will Power, que passeou pela grama e também foi eliminado na primeira fase. O australiano da Penske ainda protagonizou uma entrevista em que “jurou” brigar com Romain Grosjean após uma fechada do francês no treino livre. DeFrancesco teve problemas no Q2 e ficou com o 12º lugar.

O Grande Prêmio de Road America da Indy será disputado neste domingo (18), a partir das 14h.