Indy: Dixon acerta estratégia e vence em St. Louis

Scott Dixon venceu neste domingo (27) a antepenúltima etapa da temporada 2023 da Indy, disputada no circuito de St. Louis, nos Estados Unidos. Com uma estratégia de economia de combustível, o piloto da Chip Ganassi se colocou na frente no final da primeira metade da prova e seguiu para faturar a vitória no último oval visitado pela categoria americana no ano.

Dixon tomou a liderança pela primeira vez na volta 113, e voltou a pontear o pelotão a partir do 126º dos 260 giros da corrida. A partir daí, o veterano da Ganassi se destacou ao economizar combustível. Depois da última parada, o neozelandês voltou para a primeira posição, desta vez definitivamente, na volta 221, faturando a vitória.

A segunda colocação ficou com Pato O’Ward, piloto da McLaren que terminou pouco mais de 22 segundos atrás de Dixon. David Malukas, da Dale Coyne, ficou com a terceira posição e foi o último na volta do líder. Alexander Rossi, com outra McLaren, foi o quarto, enquanto Scott McLaughlin, piloto da Penske, fechou a corrida com a quinta posição.

Colton Herta foi o melhor piloto da Andretti Autosport na prova, terminando em sexto. Álex Palou, da Chip Ganassi, foi o sétimo, enquanto Felix Rosenqvist, da McLaren, cruzou a linha de chegada em oitavo. Will Power, da Penske, ficou com a nona posição, e Marcus Ericsson, que teve um carro com layouts misturados entre o dele e o de Palou, foi o décimo com a Ganassi.

A corrida, que teve Helio Castroneves na 23ª posição com a Meyer Shank, teve duas intervenções da bandeira amarela. Logo no giro inicial, Benjamin Pedersen rodou, deixando a disputa. Depois, na volta 122, Takuma Sato bateu. Houve ainda um toque no muro de Josef Newgarden, que liderou 98 voltas, abandonando a prova no giro 210.

Após a disputa da etapa de St. Louis, Palou lidera o campeonato com 565 pontos, contra 491 de Dixon, o segundo colocado. Apenas os dois seguem com chances de título. Newgarden, com 440, é o terceiro, sendo seguido por O’Ward, com 429, e McLaughlin, com 426. Helio Castroneves subiu uma posição e agora é o 19º com 184.

A Indy terá a penúltima etapa da temporada no próximo domingo, com a disputa do Grande Prêmio de Portland.